Compartilhe este texto

Butantan diz que acusações de Bolsonaro à China prejudicam vacinação

Por Portal Do Holanda

06/05/2021 13h03 — em
Brasil


Presidente diz que China criou o vírus - Foto: Caroline Antunes/PR

O presidente do Butantan, Dimas Covas, declarou nessa quinta-feira (6), que as insinuações do presidente de que a China teria criado o coronavírus, já começaram a atrapalhar os envios de insumos para a produção de vacinas no Brasil.

De acordo com Dimas, o país alterou a data de entrega do material do dia 10 para o dia 13 de maior e diminui o volume. Para ele, o ataque de ontem do presidente e as acusações recentes do ministro Paulo Guedes, estão afetando o relacionamento diplomático entre os países no momento mais importante, já que a China é o principal fornecedor de matéria-prima de vacinas para o país.

“Claramente tem aí mudanças que não são mudanças de produção do Sinovac, mas sim consequências da falta de alinhamento do Governo Federal”, disse Covas.

Ontem o presidente insinuou sem citar nomes, que a China teria criado o vírus a fim de provocar uma guerra biológica para obter mais lucro:

“É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou nasceu por algum ser humano ingerir um animal inadequado. Mas está aí. Os militares sabem o que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual o país que mais cresceu o seu PIB? Não vou dizer para vocês”, disse o presidente.

O gestor do Butantan, assim como vários especialistas e líderes de outros segmentos, condenaram a postura de Bolsonaro:  “Essas declarações contêm inúmeras inverdades. Primeiro de que o vírus foi produzido na China e que faz parte de uma guerra biológica, uma coisa mirabolante. Isso criou já um profundo mal estar na chancelaria, na diplomacia com a China”, afirma.

Caso não receba a carga de insumos na data, Dimas diz que a produção de vacinas será prejudicada e a campanha de vacinação pode sofrer as consequências com atrasos no cronograma.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil