Bolsonaro diz que Michelle se vacinou nos Estados Unidos

Por Portal do Holanda

24/09/2021 18h03 — em Brasil

Foto: Reprodução/Instagram

O presidente Jair Bolsonaro disse, em conversa com a revista Veja publicada nesta sexta-feira (24), que a primeira-dama Michelle Bolsonaro se vacinou nesta semana durante a viagem que fizeram aos Estados Unidos.

"Tomar vacina é uma decisão pessoal. Minha mulher, por exemplo, decidiu tomar nos Estados Unidos. Eu não tomei", alegou ele ao ser questionado pela revista se ele ter feito declarações antivacina e demorado a comprar vacinas para o Brasil são um mau exemplo.

A vacinação para a idade de Michelle, 39 anos, já está disponível em Brasília desde o dia 23 de julho.

A atitude da mulher do presidente em rejeitar a vacina no Brasil e tomar nos Estados Unidos vem sendo fortemente criticada por políticos e infectologistas, como o epidemiologista Pedro Hallal, que coordena o Epicovid. "Se confirmada, é uma notícia que mostra desprezo com o SUS e com os brasileiros. Demonstra falta de confiança no sistema universal de saúde, acessível a todos os brasileiros", afirmou.

O pesquisador titular e diretor da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, afirmou: "O que é importante salientar é que o Bolsonaro fala para os seguidores dele, pessoas que, como ele, se acham ricos no Brasil e têm condições de pegar um avião de primeira classe e ir aos Estados Unidos para se vacinar. A saúde pública, aqui representada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Butantan e a Anvisa, fala para o povo brasileiro que se proteja da Covid com as vacinas disponíveis no SUS, que são da mesma qualidade das ofertadas em outros países”.

"Se for verdade, é um absurdo. As vacinas licenciadas no Brasil são seguras. Não há motivo para fazer esse tipo de distinção. Ela tinha direito aqui. Eu não entendo a motivação. Não há motivo nenhum para isso. A única vacina diferente que nós não temos aqui é a Moderna. Se ela tivesse alguma restrição às outras vacinas, uma alergia específica, o que é absolutamente improvável, seria uma justificativa técnica", disse o infectologista diretor da Sociedade Brasileira de Imunização, Renato Kfouri.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil