Beneficiários do INSS têm 30 dias para concluir Prova de Vida; veja detalhes
Quatro milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram alertados sobre a necessidade de realizar a prova de vida, procedimento obrigatório para manter o recebimento do benefício. O aviso foi feito somente pelo extrato bancário do pagamento, e os segurados têm 30 dias a partir da data do aviso para concluir o processo. A convocação atinge pessoas cuja prova de vida não pôde ser confirmada automaticamente pelos sistemas do INSS.
A prova de vida pode ser feita de forma digital, pelo aplicativo ou site “Meu INSS”, com autenticação por reconhecimento facial, ou presencialmente, na agência bancária responsável pelo pagamento. Alguns bancos também permitem o procedimento diretamente pelos aplicativos ou sites oficiais da instituição. Em caso de atendimento presencial, é necessário apresentar documento oficial com foto.
Alerta
O INSS reforça que não envia mensagens, e-mails, ligações, SMS nem faz visitas domiciliares para solicitar a prova de vida ou dados pessoais. Qualquer comunicação fora dos canais oficiais deve ser considerada tentativa de golpe. O órgão orienta que beneficiários nunca compartilhem senhas, documentos ou informações pessoais com desconhecidos e sempre realizem o procedimento apenas por meios oficiais do INSS ou do banco pagador.
ASSUNTOS: Brasil