Compartilhe este texto

Bebê nasce com quatro rins no Brasil; condição é raríssima

Por Portal Do Holanda

14/01/2024 7h40 — em
Brasil


Foto: Arquivo pessoal/Thalia Silva Alves

Isis Eloah Ferreira Alves, de um ano e 1 mês, que nasceu na cidade de Formosa (DF), entrou para os registros de casos mais raros do mundo ao nascer com quatro rins.

O fenômeno é conhecido na medicina como rins supranumerários e ainda é cercado de mistérios, já que há cerca de 100 casos apenas registrados mundialmente.

Isis nasceu prematura e passou meses na incubadora. Ela precisou ser entubada assim que veio ao mundo e apresentou alguns problemas de saúde como atraso motor e outros,  que passaram a ser acompanhados de perto.

Nessas análises, quando Isis estava com cinco meses de vida, os médicos passaram a desconfiar que a menina tinha apenas um rim. Contudo, acabaram se surpreendendo ao descobrir, por meio de exames, que na verdade, ela tinha quatro.

“O rim é um órgão que é formado a partir de um broto, que surge do lado da bexiga. Esse brotinho vai estimular um tecido que está do lado da bexiga e se transformar em um rim. Esse broto pode ser duplicado e a partir daí, formar um rim com dois tubos, que vão drenar esse rim ou dois rins”, disse o urologista-pediátrico Hélio Buson, em entrevista ao G1.

Ele conta que apesar de muito rara, a condição nem sempre requer intervenção. Muitas vezes a pessoa pode levar uma vida normal e descobrir que tem mais de dois rins apenas na vida adulta.

No caso de Isis, foi necessário realizar uma cirurgia para remover um dos rins, porque apresentou falha. Ele acumulou muita urina e acabou virando uma grande massa que estava comprimindo o estômago e o fígado.

Após a retirada, a criança respondeu bem ao procedimento e hoje leva uma vida dentro da normalidade. Porém, deve ser acompanhada por anos, para garantir que não haverá nenhum tipo de complicação futura.

O rim removido de Isis foi encaminhado para estudo e segundo Hélio, não pode ser doado para outra pessoa porque tem os vasos sanguíneos diferentes e poderia ser rejeitado ou causar problemas sérios para quem o recebesse.

A bebê segue em tratamento devido às complicações do parto prematuro, como a fragilidade de um pulmão. Por conta disso, ela volta ao hospital semanalmente e já foi internada algumas vezes com pneumonia, mas segundo a equipe médica, mesmo com as dificuldades, ela leva uma vida normal.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil