Compartilhe este texto

Barroso manda Senado instaurar CPI da Covid para apurar omissão do governo

Por Portal Do Holanda

08/04/2021 18h54 — em
Brasil


Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou na noite desta quinta-feira (7) que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, instaure a  “CPI da Covid”, para apurar possíveis omissões e ações do governo de Jair Bolsonaro no combate à pandemia.

A decisão ocorre após pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito, protocolado por senadores que querem apurar eventuais omissões do  governo federal durante a crise. Esse pedido não havia sido atendido até hoje, pelo presidente do Senado.

Ao analisar a ação que tem a assinatura de 31 senadores, Barroso optou por atender ao pedido. "Além da plausibilidade jurídica da pretensão dos impetrantes, o perigo da demora está demonstrado em razão da urgência na apuração de fatos que podem ter agravado os efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19. É relevante destacar que, como reconhece a própria autoridade impetrada, a crise sanitária em questão se encontra, atualmente, em seu pior momento, batendo lamentáveis recordes de mortes diárias e de casos de infecção", afirmou na decisão. 

Um outro inquérito sobre a suposta omissão do então ministro Eduardo Pazuello na crise de oxigênio no Amazonas já foi também autorizado anteriormente.  Com a demissão do ministro, o caso foi para a primeira instância.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil