Barreiras sanitárias são instaladas em rodovias para conter gripe aviária no RS
O Governo do Rio Grande do Sul começou a montar sete barreiras sanitárias em Montenegro, após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil.
As barreiras têm o objetivo de desinfectar veículos que circulam com carga viva, ração ou leite. Dentro de um raio de 3 km, até carros de passeio serão desinfectados; pedestres não são foco da ação. Em um raio de 10 km, 540 propriedades serão vistoriadas para avaliação e educação sanitária.
A Secretaria da Agricultura do RS (Seapi) também confirmou a morte de cerca de 90 aves (cisnes e patos) por gripe aviária no Zoológico de Sapucaia do Sul, que foi interditado. A população é orientada a não tocar em aves doentes ou mortas e acionar autoridades pelos canais oficiais.
ASSUNTOS: Brasil