Quatro casos suspeitos da doença de Haff, conhecida como doença da urina preta, estão sendo monitorados pela secretaria de saúde do Pará. Um dos pacientes, com outras comorbidades, morreu. Em 2021, o estado registrou 25 casos confirmados da doença.
O órgão também emitiu um alerta epidemiológico a profissionais de saúde para identificação e comunicação de casos suspeitos às autoridades competentes. A orientação é evitar o consumo de pescados como pirapitanga, tambaqui e pacu, pois a doença está associada ao consumo destes peixes de água doce.
Autoridades pedem atenção redobrada para sintomas como fraqueza, dor muscular, dor de cabeça, dormência e urina escura, no período de 2 a 12 horas após o consumo do peixe.



