Compartilhe este texto

Atos de 8 de janeiro resultam em mais de 370 condenações desde 2023

Por Portal Do Holanda

07/01/2025 9h32 — em
Brasil


Foto: Arquivo/Agência Brasil

Em dois anos de investigação, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou 371 pessoas por incitação ou execução dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Os réus participaram da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília, causando um prejuízo de mais de R$ 26 milhões. As penas variam entre 3 e 17 anos de prisão, sendo que 70 condenados já cumprem pena definitiva. Além disso, 527 acordos de não persecução penal foram firmados com investigados, mediante confissão e cumprimento de penalidades alternativas, como multas e cursos sobre democracia. 

Os julgamentos confirmaram a ocorrência de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa. A maioria dos ministros do STF reconheceu que os ataques configuraram "crime de multidão", responsabilizando coletivamente os envolvidos. Alexandre de Moraes liderou os votos na Corte, enquanto André Mendonça e Kassio Nunes Marques apresentaram divergências pontuais.

Ainda em andamento, investigações apuram os financiadores e organizadores do ataque. Segundo a Polícia Federal, o atentado de 8 de janeiro decorreu de uma escalada de radicalismo fomentada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. A análise também investiga possíveis conexões entre os atos e ações contra a posse de Lula, com novos julgamentos previstos para 2025.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil