Início Brasil Assim como Faustão, 386 pessoas aguardam por transplante de coração no Brasil
Brasil

Assim como Faustão, 386 pessoas aguardam por transplante de coração no Brasil

Assim como Faustão, 386 pessoas aguardam por transplante de coração no Brasil
Assim como Faustão, 386 pessoas aguardam por transplante de coração no Brasil

A fila de pacientes que aguardam por um transplante de coração no Brasil acumula 386 pessoas, de acordo com o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). 

O apresentador Fausto Silva é um dos pacientes que aguardam por um doador, conforme informou o Hospital Albert Einstein, nesse domingo (20), onde ele está internado desde o dia 5 de agosto.

Ao todo, no Brasil 65 mil pessoas aguardam por transplante de órgãos, então esse número de pessoas que aguardam por um transplante de coração é considerado pequeno comparado a grande fila para outros órgãos, mas ainda assim, a situação é delicada.

O problema para esse tipo de transplante é justamente por ele ser apenas um. Pois no caso do transplante de rim, que são quase 37 mil pessoas esperando na fila, é mais fácil conseguir um doador já uma pessoa tem dois rins e é possível viver só com um.

Fora que nem todo coração serve para qualquer pessoa, já que depende de fatores como peso, altura e tipo sanguíneo.

Todas as pessoas que precisam da doação de um órgão vão para essa mesma fila do Ministério da Saúde. E no Brasil, é crime vender ou comprar órgãos humanos.

Mesmo sendo em ordem cronológica, a fila para o transplante é feita conforme um cruzamento de prioridades, que faz com que pacientes, ainda que tenham entrado depois, passem na frente, conforme a urgência e gravidade.

Em média, uma pessoa que precisa de um transplante, pode esperar de 2 a 18 meses, dependendo da gravidade da situação e da compatibilidade entre doador e receptor.

E a lei no Brasil, às vezes, prejudica ainda mais na espera dos pacientes, já que mesmo com a decisão da pessoa de doar os órgãos, em caso de morte, somente a família pode decidir se os órgãos serão doados ou não.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?