Árbitro internacional de judô está entre vítimas de avião que caiu em Vinhedo
O árbitro internacional de judô e professor universitário Edilson Hobold, de 52 anos, está entre as vítimas do acidente com o avião da Voepass, que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9). O acidente é considerado o mais grave na aviação comercial brasileira em 17 anos.
Edilson Hobold, conhecido no meio do judô como "Sensei Hobold", era um renomado árbitro e professor, com destaque nacional e internacional na arte marcial. Em 2011, ele foi promovido a árbitro Internacional Nível A na Austrália, sendo o único paranaense a alcançar esse status na Federação Paranaense de Judô.
Além de sua atuação como árbitro em competições como a Olimpíada Mundial Universitária e o Grand Slam de Judô, Edilson fundou em 1993 a Associação de Judô Fujiyama em Marechal Cândido Rondon, onde oferecia aulas gratuitas de judô para jovens. Ele também era professor doutor de educação física na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), onde coordenava um projeto social de judô para crianças e adolescentes.
O avião da Voepass, de matrícula PTB 2283, decolou de Cascavel e caiu cerca de 95 quilômetros do destino, em um condomínio no bairro da Capela, em Vinhedo.
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) prestaram condolências e destacaram a importância de Edilson Hobold para o esporte. A CBJ enfatizou sua dedicação e respeito no judô, enquanto o COB lamentou a perda de um dos árbitros mais proeminentes do país.
Edilson deixa a esposa, Cristiane Hobold, e três filhos. A cidade de Marechal Cândido Rondon e o meio do judô estão em luto pela perda do sensei.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil, Esportes