Aprovados no Revalida têm até hoje para indicar instituição de ensino

Por Agência Brasil / Portal do Holanda

20/09/2021 16h22 — em Brasil

Foto: Marcelo Camargo

Termina hoje o prazo para participantes aprovados no Revalida indicarem a instituição de ensino superior escolhida, para seguirem com o processo de validação do diploma médico.

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira já divulgou o resultado final da segunda etapa, a prova de habilidades clínicas, no site do Inep, responsável pelo exame. Os médicos que se formaram no exterior e fizeram a prova para revalidar o diploma no Brasil podem conferir se tiveram pontuação necessária para seguir com o processo. Neste caso, devem indicar uma universidade que aderiu ao revalida. A lista de todas as instituições também está publicada no site do Inep, mas a escolha deve ser feita até hoje, 25 de setembro.

Na edição anterior do Revalida, somente 7% dos médicos formados fora do país, inscritos no programa, conseguiram validar o diploma para exercerem a profissão em território brasileiro. Segundo o Ministério da Educação, isso significa que, dos mais de 15 mil médicos com diploma estrangeiro, pouco mais de mil podem atender no Brasil.

Quem foi reprovado nesta etapa pode se inscrever nas duas próximas edições do revalida, diretamente na etapa dois. Só participa da segunda etapa quem foi aprovado na primeira, em prova escrita.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil