BRASÍLIA — Aconselhado por aliados a não se encontrar com senadores fora do Senado, , o ministro licenciado da Justiça, Alexandre Moraes, se submeteu nesta terça-feira a uma sabatina prévia, informal, na bancada do PMDB. A sabatina oficial, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi marcada para a próxima terça-feira, dia 21.
O relator da indicação de Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF), senador Eduardo Braga (PMDB-AM), garantiu que o sabatinado não foi questionado sobre sua posição em relação a Operação Lava-jato, que investiga vários peemedebistas. Os questionamentos, disse, foram sobre demarcação de reservas indígenas, Código Florestal e matérias em tramitação na Casa.
Ex-desafeto de Moraes, o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL) — que o chamou de “chefete de polícia” após a operação da Polícia Federal que prendeu policiais da Polícia Legislativa — disse que o entrevero é coisa do passado.
— Foi uma conversa muito boa. O ministro esteve inteiramente à vontade e falou de alguma coisa que certamente ele vai abordar na sabatina de terça-feira. Os senadores ficaram satisfeitos — declarou Renan após a reunião.
Lembrado sobre sua relação atual com o ministro licenciado, já que no passado ele havia feito críticas a Moraes, Renan respondeu:
— Você disse bem. No ano passado. No ano passado.

