Anvisa proíbe venda de glitters e pós decorativos para bolos; confira lista
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (13) a suspensão da comercialização e o recolhimento de diversas marcas de glitters e pós decorativos utilizados em confeitaria. A decisão foi motivada pela identificação de materiais plásticos nos produtos e, em alguns casos, da presença de um ingrediente desconhecido chamado “metal de transição laminado atômico 99”. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.
Entre os produtos afetados estão o Glitter Glow e o Glitter Shine, da marca Iceberg Chef; Flocos de Ouro, Flocos de Prata, Flocos Rose Gold, Pó de Ouro, Pó para Decoração e Brilho para Decoração, da Jeni Joni; Glitter para Decoração, da Jady Confeitos; e Glitter Para Decoração, da Glitz (empresa Fab Indústria e Comércio de Produtos para Artes e Festas). A Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, propaganda e uso desses itens.
A agência destacou que todos os produtos listados eram indicados para uso direto em alimentos, conforme informações disponíveis nos sites das empresas e em plataformas de comércio eletrônico. No caso dos produtos da Jeni Joni, além de materiais plásticos, também foi identificado o ingrediente “metal de transição laminado atômico 99”, considerado inadequado para consumo humano.
A Anvisa orienta que os consumidores que adquiriram qualquer um dos itens suspensos não os utilizem e devolvam os produtos aos pontos de venda. A medida visa evitar riscos à saúde pública decorrentes da ingestão de substâncias não autorizadas em alimentos.
ASSUNTOS: Brasil