Compartilhe este texto

Anvisa avalia regulamentação do cigarro eletrônico

Por Portal Do Holanda

01/12/2023 9h47 — em
Brasil


Foto: Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute nesta sexta-feira (1º), a abertura de consulta pública para revisar a regra que proíbe o cigarro eletrônico no Brasil.

Desde 2009, a comercialização, a importação, a propaganda de acessórios e refis de quaisquer cigarros eletrônicos estão proibidos no Brasil.

Já em 2019, a própria Anvisa deu início ao processo de revisão dessa regra, argumentando que houve a necessidade de rever os impactos da regra e considerar os novos dados sobre os cigarros eletrônicos.

Entidades médicas e especialistas refutam essa justificativa e alegam que a autorização seria um risco à saúde e um retrocesso no combate ao fumo.

Entre 2019 e 2020, nove casos de Evali (lesão pulmonar) foram registrados no Brasil, segundo a Anvisa. No entanto, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) alerta que o número de casos dever ser ainda maior.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil