A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quarta-feira (25) a realização de ensaio clínico no Brasil de uma nova vacina contra a covid-19. Se trata da INO-4800, que ser patrocinado pela empresa americana de Biotecnologia Inovio Pharmaceuticals.
De acordo com o Estadão, o ensaio é de Fase 3, controlado por placebo Ao todo, mais de 7 mil participantes vão ser voluntários no estudo entre brasileiros e pessoas na Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, México, Peru, Polônia, República Checa e Tailândia. Os estudos iniciais de Fase 1 e 2 foram realizados nos Estados Unidos, Coreia do Sul e China.
Segundo o estudo, um a cada três voluntários receberá o placebo para avaliar segurança, imunogenicidade e eficácia da candidata à vacina. No local de aplicação da vacina será utilizada uma técnica de facilitação para entrada do DNA no tecido celular (eletroporação) com um dispositivo próprio.
O estudo prevê aplicação de duas doses com intervalo de 28 dias em voluntários maiores de 18 anos.


