Compartilhe este texto

Anvisa aprova primeiro kit para diagnóstico molecular da doença de Chagas

Por Portal do Holanda

24/06/2022 16h07 — em
Brasil


Foto: Divulgação/ Ascom

Manaus/AM - O primeiro kit para diagnóstico molecular da doença de Chagas, denominado de Kit NAT Chagas, baseado na detecção do material genético do parasito, teve o registro concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O produto é fruto de anos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em maio deste ano, 14 casos da doença foram confirmados em moradores da comunidade Caturiá III, zona rural do município de Amaturá, de um total de 34 moradores que consumiram o suco de açaí, produzido artesanalmente, na comunidade.

As pessoas infectadas foram assistidas por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

No ano de 2021, segundo dados da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMTHVD), apenas um caso registrado na unidade, em 2020 não houve registro, em 2019 foram 16 casos e em 2018, 6 casos.

Estima-se que mais de 1,9 milhão de brasileiros sejam portadores crônicos do T. cruzi, por causa da alta transmissão no passado. Além disso, entre 2007 e 2019, foram registrados, em média, 222 casos novos do agravo por ano no Brasil.

Doença infectoparasitária febril aguda que passou a ser uma preocupação a mais entre todas as doenças febris que se manifestam de maneira endêmica na Amazônia, a doença de Chagas tem se apresentado em diversos surtos epidêmicos em locais distintos da Amazônia, se caracterizando por uma doença febril seguida por inchaços, edemas, sinais e sintomas de doenças cardíacas.

O tratamento é muito específico e deve ser realizado sob estrita orientação médica, para evitar que a doença evolua para a forma crônica, quando a doença passa a não ser curável.

A doença de Chagas, considerada entre as doenças negligenciadas no país,  está associada a condições de vida de vulnerabilidade e pode contribuir para perpetuar a pobreza.

De acordo com os especialistas, o Kit NAT Chagas reúne todos os compostos necessários para a identificação do DNA do Trypanosoma cruzi, parasito causador da doença de Chagas. Nos testes realizados, o produto apresentou alta sensibilidade, sendo capaz de detectar a presença de material genético equivalente a apenas um décimo do DNA do parasito na amostra. O desempenho foi o mesmo da análise molecular realizada em centros de referência.

A inovação foi desenvolvida, em parceria, pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fiocruz e ao governo paranaense e responsável pela produção do equipamento.

Para os pesquisadores à frente do desenvolvimento, o produto representa uma conquista importante para a saúde pública brasileira.
 



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil