Início Brasil Aneel propõe corte de quase 50% nos custos da transferência da Amazonas Energia
Brasil

Aneel propõe corte de quase 50% nos custos da transferência da Amazonas Energia

Aneel propõe corte de quase 50% nos custos da transferência da Amazonas Energia
Aneel propõe corte de quase 50% nos custos da transferência da Amazonas Energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou nesta terça-feira (3) uma proposta para reduzir significativamente os custos da transferência da Amazonas Energia para novos donos. A agência sugere um corte de quase 50% no valor inicialmente previsto, passando de R$ 15,8 bilhões para cerca de R$ 8 bilhões ao longo de 15 anos.

A medida visa diminuir o impacto financeiro sobre os consumidores, já que os custos da transferência são repassados através da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), embutida na tarifa de energia.

A Aneel justifica a redução propondo uma cobertura menor para os custos operacionais da concessionária. A agência também identificou que o novo controlador da Amazonas Energia, o grupo J&F, ainda precisa demonstrar experiência no setor de distribuição de energia.

A Aneel abriu uma consulta pública para discutir o plano de transferência e coletar opiniões de consumidores, empresas e demais interessados. A agência também exige que a nova operadora da Amazonas Energia apresente, em até um ano, um plano para reduzir de forma consistente os custos da CCC.

A proposta da Aneel, se aprovada, pode resultar em uma redução da tarifa de energia para os consumidores amazonenses a longo prazo. No entanto, é importante ressaltar que outros fatores, como os custos de geração e transmissão, também influenciam o valor final da conta de luz.


 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?