André Mendonça será relator de ação sobre Silvio Almeida no STF
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator da ação que apura denúncias de assédio sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida. A Polícia Federal encaminhou ao STF, nesta quinta-feira (12), um pedido para que o tribunal defina se o caso será julgado na primeira instância ou se Almeida terá foro privilegiado.
As denúncias foram feitas no dia 5 de setembro, e Almeida foi exonerado do cargo pelo presidente Lula no dia seguinte. O ex-ministro afirma ser o maior interessado em provar sua inocência.
A organização Me Too Brasil confirmou ter recebido relatos de assédio sexual contra Almeida, e a ministra Anielle Franco teria sido uma das vítimas. A entidade destacou as dificuldades que vítimas enfrentam para denunciar abusos cometidos por pessoas em posições de poder.
Por sua vez, Silvio Almeida, contratou o criminalista Nélio Machado, conhecido por sua atuação em casos polêmicos e defesa de presos políticos, para liderar sua defesa em denúncias de assédio sexual. A equipe também conta com a advogada Juliana Faleiros e Fabiano Machado da Rosa, especializado em direito antidiscriminatório.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil