Início Brasil Alexandre de Moraes diz não achar ruim 10 anos de mandato para STF
Brasil

Alexandre de Moraes diz não achar ruim 10 anos de mandato para STF

Envie
Envie

BRASÍLIA - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, declarou nesta quinta-feira não achar ruim a delimitação do tempo de mandato dos ministros da suprema corte, cargo que hoje é vitalício. Entretanto, para Moraes, a discussão não deve ficar limitada ao tempo de mandato. A proposta de mandato de 10 anos foi aprovada nesta quinta-feira na comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a reforma política.

— São vários modelos que existem no mundo e cada um tem vantagens e desvantagens. Todo modelo tem prós e contras, não pode verificar o modelo só, tem que verificar a forma de escolha. Agora, o mandato de 8 a 15 anos, como é na Europa, não é ruim – declarou Moraes.

O ministro defendeu que a discussão não fique limitada apenas no tempo de mandato, mas também no modelo de escolha, e ponderou sobre 'quebrar a tradição' brasileira de vitaliciedade:

— Quando é vitalício, a forma de escolha é essa, Presidente e Senado. Quando é mandato, aí a forma de escolha é outra. O que pode acontecer no Brasil, além de quebrar a tradição, é ficar um pouco estranho, uns com mandatos, outros sem mandato - disse o ministro após a aprovação da pauta na Câmara.

Pelas regras atuais, ministros do STF têm cargos vitalício, aposentando-se de forma compulsória aos 75 anos. A proposta aprovada hoje na comissão especial da Câmara tramita em formato de PEC (Proposta de Emenda à Constituição) e só entraria em vigor após ser aprovada em dois turnos no plenário da Câmara, passar pelo Senado e ser promulgada pelo Presidente da República.

Indicado pelo presidente Michel Temer, após a morte do ex-ministro Teori Zavascki, Alexandre de Moraes tomou posse como ministro do STF em março deste ano, sendo então o mais novo ministro da corte, por ordem de empossamento. Com as regras vigentes, Moraes poderia ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal por mais 27 anos.

*Estagiária sob supervisão de Francisco Leali

Siga-nos no

Google News