'Achei que eu tinha rachado o cérebro', diz Lula sobre acidente doméstico
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva relatou, nesta quarta-feira (6), como aconteceu o acidente doméstico, ocorrido no Palácio da Alvorada no dia 19 de outubro. Durante a entrevista à RedeTV!, Lula contou que estava sentado em um pequeno banco, para cortar e lixar as unhas dos pés e, ao se virar para guardar o estojo de unhas, perdeu o equilíbrio e bateu a cabeça.
"Cortei e lixei (as unhas) sentado num banquinho que sempre sentei. (...) Quando fui guardar o estojo, ao invés de mexer com o banco, mexi só com o corpo. (...) Eu achei que tinha rachado o cérebro, que era uma coisa muito mais grave. A batida mexeu com o cérebro, estou fazendo ressonância magnética a cada três dias.", disse o presidente.
Como resultado da queda, Lula foi aconselhado pelos médicos a suspender viagens, incluindo a ida à Rússia para a cúpula dos BRICS e a participação na COP 29, em Baku, no Azerbaijão, marcada para o próximo dia 11. "Suspendi todas as viagens de avião", afirmou, acrescentando que está em tratamento preventivo e realizará exames a cada três dias.
Na semana seguinte ao acidente, o presidente trabalhou da residência oficial e retirou os pontos na parte de trás da cabeça após nove dias. Segundo boletim médico mais recente, Lula permanece sem sintomas e deve retomar suas atividades habituais, embora ainda faça acompanhamento com ressonâncias periódicas.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil