Compartilhe este texto

80% dos testes de covid realizados no Brasil dão positivo

Por Portal do Holanda

19/01/2022 10h07 — em
Brasil


Procura por testes continua - Foto: Liminha Júnior/Portal do Holanda

O avanço da covid-19 em todos os estados do país levou está cada vez mais evidente. Nessa terça-feira (18), o presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire, afirmou que de todos os testes de covid-19 realizados no Brasil, 80% deles tiveram laudo positivo.

Freire atrelou o número ao avanço da variante Ômicron e disse que a nova onda de infecção pode afetar diretamente o sistema de saúde, já que muitos profissionais da área também estão ficando doentes.

Cerca de 15% dos infectados são trabalhadores da Saúde. Em entrevista à CNN, ele afirma que não há profissionais para repor o quadro: “Temos orientado os municípios a protegerem suas equipes médicas, para que nós possamos ter o mínimo de profissionais afastados. Se tivermos um grande número de profissionais, será muito difícil o combate à pandemia, pois não temos como repor estes profissionais”.

O presidente do Conasems também alerta para a massificação das campanhas municipais de vacinação contra a covid-19 e relata que de 10 pacientes internados, 8 não estão vacinados.

Para ele, a campanha de imunização é a principal responsável pelo sistema de saúde do país não ter colapsado diante de tantos casos de contaminação. Wilames explica que apesar da explosão de novos casos, a vacina tem freado as internações.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil