Detentos são transportados “soltos” em caminhão baú em Manaus

Por Portal do Holanda

11/03/2016 9h02 — em Policial

Manaus|AM - Na tarde da última quinta-feira (10), por volta das 16h, um caminhão baú da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) apresentou problemas mecânicos em plena avenida Torquato Tapajós, bairro Flores, zona Centro-Sul da capital. No interior do veículo havia 16 presos que seriam transferidos para uma outra unidade prisional.

Por pelo menos duas vezes, somente no ano passado, duas denúncias foram registradas junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) após queixas sobre o sistema de escoltas de presos no Estado.

As alegações dos reclamantes não são poucas, pois mostram à tona uma série de irregularidades hoje encontradas nos sistema que comprometem tanto a segurança dos policiais militares do Batalhão de Policiamento de Guardas (BPGuardas) como dos civis de um modo geral.

A fuga de presos normalmente ocorre quando os detentos são conduzidos a fóruns da capital ou mesmo quando são encaminhados a unidades hospitalares.

O regulamento rege que no mínimo deveria ter dois PMs para cada preso, porém na situação de ontem quatro policiais faziam a escolta de 16.

Desde as denúncias nenhuma providência foi tomada por parte das autoridades. Enquanto isso, o risco permanece diariamente.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Policial