Compartilhe este texto

Ex-governador boliviano é condenado a 15 anos de prisão por massacre de indígenas

Por Portal Do Holanda

11/03/2017 6h22 — em
Mundo


Foto: Reprodução

O ex-governador do estado boliviano de Pando, Leopoldo Fernández, foi condenado nesta sexta-feira (10) a 15 anos de prisão, pelo massacre de 13 indígenas em 2008, quando o país estava sob forte polarização política, informou a Promotoria.

"O Ministério Público provou a autoria de Leopoldo Fernández no caso do 'Massacre de Porvenir' e ele foi sentenciado a 15 anos de prisão pelo homicídio de 13 pessoas", informou a Promotoria.

Fernández, um influente opositor ao governo Evo Morales, denunciou que seu julgamento teve motivações políticas e disse que apelará ao Supremo Tribunal.

Em setembro de 2008, um grupo de indígenas que apoiava Morales seguiu para Cobija, capital de Pando, em meio a protestos contra o presidente apoiados por Fernández, veterano líder de direita, ex-presidente do Senado e ex-ministro do Interior.

Os indígenas foram reprimidos com violência - segundo a Promotoria - por funcionários de Pando e civis opositores, e o confronto deixou 13 mortos e cerca de 100 feridos.

Na ocasião, cinco das nove regiões da Bolívia foram sacudidas por protestos violentos contra Evo Morales.

Fernández, preso pouco tempo depois do massacre, sempre alegou inocência e afirma ser vítima de um processo político.

        


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: BOLÍVIA, massacre, mortes, Mundo

+ Mundo