Pássaro com aparência estranha faz sucesso nas redes sociais

Por Portal do Holanda

07/05/2021 13h21 — em Bizarro

Foto: Pixels

Em geral, os pássaros despertam o encanto e o afeto da maioria das pessoas, por conta da beleza da penugem e do canto.

Mas há exceções. Um dos exemplos são os Frogmouths, pássaros atarracados e desgrenhados, cujos olhos amarelos penetrantes e o bico largo em forma de gancho, causam repugnância, tanto que são chamados de “Boca de Sapo”, mas são sucesso garantido nas redes sociais da Internet.

O nome científico dele é Podargus strigoides, uma combinação do nome da espécie strigoides, que significa semelhante à coruja, e podargus, que é derivado da palavra grega para gota (doença que leva a um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações e causa inchaço e dor).

Os pés pequenos e sem garras os fazem “andar como um homem com gota”, outra característica que não importa aos admiradores.

Na revista Nature Australia, em 2004, um estudo feito com o animal concluiu que “o surpreendente vencedor neste ranking parece ser uma questão de justiça poética, já que este pássaro noturno com traços faciais muito distintos já foi designado ‘o pássaro de aparência mais infeliz do mundo’”.

Frogmouth com o bico aberto

Em segundo lugar na preferência dos internautas, aparecem vários pombos coloridos com plumagem decorativa. Com sua coroa semelhante a um moicano de penas verdes brilhantes, seguido pela poupa, o turaco esmeralda também estava no topo da preferência. Pássaro africano com marcantes listras pretas e brancas, um bico longo, o turaco tem um penteado punk igualmente impressionante.

A pontuação é medida com os números absolutos de “curtidas” de uma postagem e, em seguida, levando em consideração o tamanho da conta e o tempo de publicação. Se baseando no número “esperado” de curtidas que a postagem “deveria” receber, a pontuação surge observando a porcentagem de curtidas que recebeu acima ou abaixo disso.

O frogmouth teve em média 19, liderando com uma margem respeitável, enquanto na outra extremidade o maçarico recebeu menos 23.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Bizarro