Compartilhe este texto

Casey Affleck quebra o silêncio e pede desculpas após acusações de assédio

Por Portal Do Holanda

09/08/2018 20h42 — em
Famosos & TV


Foto: Reprodução/YouTube

LOS ANGELES — Prester a lançar um novo filme, "The old man & the gun", Casey Affleck decidiu falar publicamente sobre não ter apresentado o Oscar de melhor atriz no início do ano e sobre as acusações de assédio endereçadas a ele por movimentos como #MeToo e Time's Up.

Em entrevista exclusiva à agência The Associated Press (AP) — a primeira que concedeu em mais de um ano —, Affleck admitiu que "contribuiu para um ambiente não profissional" no set de "Eu ainda estou aqui" (2010), longa dirigido por ele entre 2008 e 2009. Na época, duas mulheres envolvidas na produção o acusaram de assédio sexual.

"Eu tolerei aquele tipo de comportamento de outras pessoas e gostaria de não ter feito. E eu me arrependo muito. Eu realmente não sabia da minha responsabilidade enquanto chefe", alegou Affleck, que dirigiu, produziu e foi coautor do longa ao lado do protagonista Joaquin Phoenix. "Eu nem sei se me via como chefe. Mas eu me comportei e permiti que outros se comportassem de uma maneira que realmente não foi profissional. E pelo desculpas por isso".

As partes chegaram a um acordo que correu em segredo de Justiça, mas a polêmica ressurgiu em 2016, durante a campanha do filme "Manchester à beira-mar" para o Oscar — Affleck viria a levar a estatueta de melhor ator. Pressionado por movimentos contra o assédio na indústria, Affleck manteve o silêncio, e optou por não participar da cerimônia da Academia em 2018.

"Para começar, estar envolvido em um conflito que resultou num processo ja é algo pelo qual me arrependo muito", disse Affleck. "Eu gostaria de ter achado uma outra maneira de resolver as coisas. Eu odeio isso. Nunca tinha recebido nenhum tipo de reclamação como aquelas na minha vida e não soube como lidar com isso".

O ator e cineasta ainda justificou a opção por manter o processo judicial e o acordo em segredo: "Eu não concordava com tudo, com a maneira com que me descreviam, nem com as coisas que eram faladas sobre mim, mas eu queria fazer do jeito certo. (...) Então, concordamos em tentar deixar isso para trás e seguir com nossas vidas. Acredito que merecemos isso, e gostaria de respeitá-las assim como elas me respeitariam e minha privacidade. E é isso".

Em "The old man & the gun", dirigido por David Lowery, Affleck contracena com Robert Redford, que está se despedindo da carreira de ator. Ele admite que os movimentos recentes da indústria e as conversas o fizeram aprender. "Eu meio que saí de uma posição defensiva para um ponto de vista mais maduro, tentando procurar minha própria culpabilidade. E, depois que fiz isso, descobri que há muito o que aprender".

Confira trechos da entrevista:

 

Veja também

  • Siga-nos no
    O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

    ASSUNTOS: ben affleck, casey affleck, cinema, Cinema, Famosos & TV

    + Famosos & TV