Pesquisa indica que chocolate melhora o desempenho cerebral

Por Portal do Holanda

11/03/2016 20h45 — em Saúde e Bem-estar

Uma pesquisa americana realizada na Austrália sugere que consumir chocolate causa melhorias no funcionamento do cérebro.

O objetivo da pesquisa, chamada Maine-Syracuse Longitudinal Study (MSLS) - pois envolvia a Universidade do Maine e o Instituto Luxemburgo de Saúde -, era observar a relação entre a pressão sanguínea das pessoas e o desempenho do cérebro.

Isso foi feito durante alguns anos, porém os pesquisadores ampliaram o estudo e passaram a observar outros fatores de risco cardiovascular que incluem: diabetes, obesidade, etc.

O pesquisador que liderou o estudo, Merrill Elias, decidiu perguntar aos participantes o que eles comiam e incorporou um novo questionário, as respostas do questionário deram pistas sobre a dieta dos participantes da pesquisa.

Foi descoberto que as pessoas que comiam chocolate pelo menos uma vez por semana, tinha um desempenho cognitivo melhor. As pessoas tinham um melhor desempenho em múltiplas tarefas cognitivas se comparadas as pessoas que comiam chocolate pelo menos uma vez por semana.

Entre os aspectos analisados dos participantes estavam memória verbal, memória visual e espacial, organização e raciocínio abstrato, além da habilidade de recordar uma lista de palavras ou onde um objeto foi colocado.Independente de sexo, idade, nível de escolaridade e problemas de saúde, o consumo de chocolate afetava a cognição, aprimorando-a.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar