Início Belém Belém tem a menor inflação entre as capitais em julho, diz IBGE
Belém

Belém tem a menor inflação entre as capitais em julho, diz IBGE

Belém tem a menor inflação entre as capitais em julho, diz IBGE
Foto: Agência Brasil

Belém registrou a menor variação de preços entre as capitais brasileiras em julho de 2026, com deflação de 0,45%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo IBGE em 11 de agosto de 2026. O índice nacional do mês ficou em 0,07%, com acumulado de 4,44% em 12 meses.

A queda de preços na capital paraense foi puxada pelo recuo da gasolina, de 3,42%, e do açaí, que caiu 14,24% no período, segundo o instituto.

No plano nacional, o resultado de julho refletiu o recuo de 0,67% em alimentação e bebidas — com o tomate caindo 29,09% — e a queda nos combustíveis, movimentos que compensaram a alta de 0,99% no grupo habitação, puxada pela energia elétrica residencial, cuja variação passou de 1,53% para 3,09% no mês, segundo o IBGE.

Para os moradores de Belém, a combinação de combustível e alimentos mais baratos ajuda a aliviar o orçamento das famílias, embora despesas como aluguel e contas de consumo sigam sujeitas a reajustes vinculados a outros índices de preços.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!