Compartilhe este texto

Beber moderadamente causa danos ao cérebro a longo prazo

Por Portal Do Holanda

21/07/2017 0h53 — em
Saúde e Bem-estar



Beber moderadamente talvez não seja tão seguro assim quanto pensávamos. Tomar apenas algumas cervejas por semana está associado a mudanças de longo prazo no cérebro de uma pessoa, de acordo com um novo estudo – mas o significado funcional dessas mudanças ainda não está claro.

Embora seja amplamente aceito que beber muito faz mal para a saúde, a sabedoria popular e as embalagens das bebidas dizem que o álcool pode ser consumido “com moderação”. Este estudo, publicado na última terça-feira, descobriu que beber em torno de 8 a 12 bebidas por semana, ou seja, de uma a duas doses por dia, está associado a algumas medidas de declínio cognitivo que apareceram nas imagens cerebrais.

Os pesquisadores descobriram que o consumo moderado de bebida nesses mais de 30 anos estava associado à degeneração e ao encolhimento do hipocampo, uma região do cérebro envolvida na memória e na navegação espacial, bem como a degeneração da substância branca do cérebro.

Em essência, “quanto mais as pessoas bebiam, menor era o hipocampo”, afirma a autora, Anya Topiwala, professora de psiquiatria da Universidade de Oxford. Consumir mais de uma bebida alcoólica por semana estava associado a uma diminuição de 0,01% no tamanho do hipocampo. Como comparação, o envelhecimento de um ano está associado a uma diminuição de 0,02%.

O estudo apenas analisou algumas centenas de londrinos, principalmente bem educados e de classe média, por isso pode não ser representativo em uma população mais ampla. Topiwala também apontou que pode ter havido “viés de seleção” na amostra – os indivíduos tiveram que chegar de Londres a Oxford para se submeterem aos exames de MRI e depois passar uma hora em uma máquina de varredura do cérebro e passar por outros testes de memória – o que indivíduos dependentes de álcool ou que sofreram danos cerebrais pelo uso de álcool podem ser menos propensos a fazer.

Os autores também observaram que as mudanças no hipocampo são apenas estatisticamente significativas para o hipocampo direito, e não para o hipocampo esquerdo. Topiwala disse que não tem certeza da razão para isso.

Em um editorial que acompanhou o estudo, Killian Welch, neuropsiquiatra em um hospital na Escócia, escreveu que o estudo poderia mudar o que achamos que constitui um nível saudável de bebida. Via Jornal Ciência.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Beber moderadamente, cérebro, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar