Fatores que podem dificultar a gravidez

Por Estadão/Portal do Holanda

13/03/2016 11h39 — em Saúde e Bem-estar

Com os novos métodos anticoncepcionais, as mulheres cada vez mais postergam a gravidez, algumas até mesmo não desejam engravidar. Mas chega um momento na vida, que a maioria das mulheres desejam ter seu primeiro filho e não conseguem engravidar facilmente. 

Segundo o diretor médico da Clínica de Fertilidade Vida, Paulo Gall, a dificuldade em conceber uma criança pode ser determinada pelos seguintes fatores:

Obstrução tubária - As trompas levam os óvulos e espermatozóides até o útero, mas podem ser obstruídas por inflamações ou infecções, impedindo o prosseguimento da gravidez

Síndrome dos ovários policísticos - Doença que atinge cerca de 7% das mulheres, esse distúrbio causado por desequilíbrios hormonais desorganiza o ciclo menstrual e origina cistos no ovário.

Idade - Quanto maior a idade, menor a quantidade e qualidade dos óvulos produzidos.

Endometriose - Causa intensas cólicas menstruais e até incômodo em relações sexuais, a endometriose é o resultado da perda do tecido interno do útero durante a menstruação e é uma doença que acomete entre 15% e 20% da população feminina.

Disfunções ovarianas - Entre os principais motivos que levam à dificuldade de engravidar estão as disfunções ovarianas, que podem ser de várias naturezas e demandam exames clínicos para que sejam diagnosticadas, pois não há sintomas aparentes nesses casos. 

Alterações na tireoide - Os hormônios produzidos pela tireoide ajudam a manter não apenas a gestação, mas todo o organismo estável. Problemas na glândula podem comprometer a gravidez.

 

Mioma - Tumor benigno que chega a ocorrer em metade das mulheres, o mioma é produto de uma reprodução desordenada das células e pode comprometer a funcionalidade do útero, prejudicando a fertilidade.

Aumento na prolactina - A prolactina é um dos hormônios responsáveis pelo leite materno. Qualquer irregularidade em sua produção pode causar alterações nos ciclos menstruais e prejudicar as funções do ovário. 

Para você que realmente deseja engravidar e encontra dificuldade, o recomendado é procurar um ginecologista obstreta, só o especialista pode dar o diagnóstico e também transcrever um tratamento.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar