Siga o Portal do Holanda
STJ decide sobre afastamento de Witzel: julgamento afeta Wilson Lima

STJ decide sobre afastamento de Witzel: julgamento afeta Wilson Lima

Publicado

em

A Corte Especial do STJ  reúne nesta quarta-feira para decidir se mantém ou não  o afastamento do governador do Rio, Wilson Witzel . O julgamento interessa ao governador do Amazonas, Wilson Lima,  acusado de liderar uma organização criminosa que, segundo a Policia Federal e a Procuradoria Geral da República, drenou recursos da saúde em negócios  com a compra superfaturada de respiradores. O pedido de afastamento de Lima está na mesa do ministro Benedito Gonçalves, o mesmo que  afastou  Witzel do governo do Rio. Por isso esse julgamento é importante para Lima.

Se 10 dos 15 ministros que compõem a Corte Especial  decidirem que Gonçalves não poderia afastar de forma monocrática um  governador (no caso Witzel), sem que antes o Tribunal deliberasse sobre o recebimento da denúncia ou da instauração de consequente ação penal,  Lima também será beneficiado.

O risco de ser afastado imediatamente cessará, mas não a instauração da ação penal.

Este, entretanto, é um. cenário no qual  poucos apostam para esta quarta-feira. 


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.