Compartilhe este texto

Saiba quem pode ganhar essa eleição


Por Raimundo de Holanda

30/09/2016 23h16 — em
Bastidores da Política



A disputa eleitoral deste ano vai para o  segundo turno. Em qual medida, é dificil prever, pelo menos  até a noite de domingo, quando as urnas serão abertas. Por enquanto as amostras colocadas para o público são  diferentes. Servem mais para confundir  do que captar a verdadeira radiografia do pensamento do eleitor. Se os números do IBOPE estiverem corretos - Arthur Neto teria 44¨% dos votos válidos e Marcelo 23% - então vai ser  dificil, muito dificil bater Arthur no segundo turno. A prevalecerem números de outros institutos, nos quais Marcelo  chega a 28%,  então Arthur terá que reavaliar  sua estratégia de campanha e identificar eventuais erros.  

Além das pesquisas de opinião registradas e divulgadas, há  as tracking, que diariamente rastreiam o pensamento do eleitor. É no que elas dizem que os cordenadores de campanha traçam  estratégias e fazem acréscimos aos programas dos candidatos   Mais uma vez Arthur leva vantagem.  Mas ainda não ganhou a batalha que é travada em uma cidade-surpresa, cujos eleitores têm feito muitos estragos na imagem e na credibilidade dos institutos de pesquisa. (RH)
 

 VÁ VOTAR OU NÃO PROTESTE DEPOIS...

O voto no Brasil é obrigatório, mas o ato de votar é um exercício de cidadania. É também um direito por meio do qual o cidadão tem oportunidade de ser protagonista das mudanças em sua cidade, em seu estado e em seu país. E mudanças são necessárias, pois é a forma de se alcançar o progresso e o desenvolvimento coletivo e pessoal. Quem resolve ‘protestar’ não votando, na verdade está contribuindo para que as coisas continuem da forma que estão. Por isso a necessidade de o eleitor votar, de escolher seja quem for. Se não votar, porque acha que os políticos são todos corruptos, vai permitir que eles continuem se elegendo. Quanto menos eleitores votarem, menos votos vão ser necessários para um candidato se eleger. Além disso, se você não votar, depois não terá direito de ficar quatro anos reclamando dos seus representantes.

DIREITO DE RESPOSTA

Em todas as eleições, a ‘guerra de liminares’ já faz parte do roteiro de campanha. Mas este ano alcançou um número inusitado. Até o último dia da campanha em Manaus, na quinta-feira, a Justiça Eleitoral concedeu 204 direitos de respostas ao prefeito Artur Neto, contra seu principal adversário na corrida eleitoral, Marcelo Ramos. Desta forma, Artur vai continuar com as inserções na televisão até hoje, para que todos os direitos de resposta sejam exercidos.

 O ÚLTIMO MINUTO

Os candidatos tiveram ontem e ainda terão hoje para os últimos minutos da ‘prorrogação’ da campanha eleitoral neste primeiro turno. Sem o palanque eleitoral eletrônico, sobre as ruas para as caminhadas e o contato direto com os eleitores. Com a vice Cristiane Balieiro, militantes e simpatizantes, Serafim Correa foi ao bairro Morro da Liberdade caminhar com a população, e prometeu unir educação e saúde para melhorar o atendimento aos estudantes do município. Silas Câmara e equipe ‘atacaram’ firme nas redes sociais divulgando e pedindo votos para o candidato evangélico.

ARTHUR NA IGREJA

Católico, o prefeito Arthur Neto foi à Arquidiocese pedir a bênção do arcebispo dom Sérgio Castriani e saiu confiante na escolha do povo. Seu principal concorrente Marcelo Ramos preferiu não cumprir agenda na sexta-feira. Reafirmando sua ‘veia’ oposicionista, o petista José Ricardo conclamou o povo a usar o seu voto para “demonstrar toda sua indignação contra os desgovernos em Manaus"

@@@

O despacho, com a data de 28 de setembro e assinatura do procurador Victor Riccely Lins Santos, enfatiza a decisão com base em complicações do empresário com os tribunais de contas do Estado (TCE) e da União (TCU).

@@@

O site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no entanto,  mostra Dissica como apto à disputa eleitoral de domingo, mas com recurso contrário. O juiz eleitoral de Eirunepé vai se manifestar sobre o recurso.

NONATO ESPERA...

Outro que também está na corda bamba é Nonato Lopes (PMDB), da coligação Ordem e Progresso, com registro indeferido de acordo com o site do TSE, que, contudo, observa a apresentação de recurso por parte do candidato.

@@@

O recurso aguarda julgamento da Justiça Eleitoral depois que o juiz Josernildo Dourado do Nascimento, de Iranduba, há dias atrás decretou a impugnação da chapa de Nonato por conta do seu vice, o pastor Manoel Cardoso, não ser filiado a partido algum. Mas, a coligação de Nonato garante que o pastor é filiado ao PSC, que ele comandou até 2015.

@@@

Também aguardando manifestação final da Justiça Eleitoral estão os candidatos majoritários David Bermeguy-PR (Benjamin Constant); José Maria da Cruz, o Zeca-PSDB (Boca do Acre); Josué Suedney, o Sué-PSD (Fonte Boa); Madalena Souza, a Madá-PSD (Iranduba): Edézio da Silva-PR (Juruá); Adenilson Reis-PMDB (Nova Olinda do Norte); Ângelus Figueira-PP (Manacapuru); Bi Garcia-PSDB (Parintins); Romeiro Mendonça-PDT (Presidente Figueiredo) e Fernando Falabella-PMDB (São Sebastião do Uatumã).   

TRE DESATUALIZADO

O site do TRE-AM parece desatualizado. Apresenta a doméstica Maria de Nazaré Marques de Almeida, a Pretinha (PSDB), como apta a concorrer à batalha de votos neste domingo à Prefeitura de Maraã.

@@@

Na contramão, o site do TSE divulga que Pretinha teve seu registro de candidatura indeferido por ter se filiado ao PSDB depois do prazo aberto para mudança de siglas.

@@@

Conforme o TSE, a candidata, esposa do ex-prefeito Cícero Lopes (Pros), assassinado no início deste ano, foi substituída pelo seu vice de chapa Manuel Lima, do Solidariedade.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: eleições 2016, Manaus, marcelo ramos. arthur neto

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.