Saiba porque é importante votar nos candidatos a vereador

Por RAIMUNDO DE HOLANDA

14/11/2020 4h30 — em Bastidores da Política

Dos 1,3 mil candidatos a vereador em Manaus na eleição deste domingo, pouco mais de 60 apareceram no horário eleitoral.  A formação do Poder Legislativo (sua estrutura e seu capital politico), perde em protagonismo para as disputas no  Executivo. O que a cidade perde com essa falta de visibilidade dos candidatos a vereador é capital intelectual e humano, essencial para a formação de massa crítica. 

Jovens são  atirados  na  disputa não para fortalecer o debate e fomentar ideias, mas para fazer número frente a uma legislação eleitoral confusa, que privilegia, com espaço e visibilidade, postulantes a  cargos no Executivo. 

A cada eleição municipal, mais eleitores deixam de votar  em candidatos a vereador.  A causa é o desconhecimento, a falta de percepção de que o. vereador  os representam de fato, é o elo com a administração da cidade, ator ou coadjuvante de políticas  públicsa que podem  beneficiar a comunidade como um todo. Votar no prefeito é importante, mas votar no vereador é buscar influir  no comportamento do Executivo.  

A   sofrível e  contínua formação do Legislativo, com vereadores  submissos, com formação intelectual  precária,  é  resultado de desinformação do eleitor sobre o papel que eles podem representar na sociedade.