Bastidores da Política - Quem ganhou com a eleição de  Cidade para comandar Aleam foi o governo


Quem ganhou com a eleição de Cidade para comandar Aleam foi o governo

Por

04/12/2020 23h46 — em Bastidores da Política

  • A escolha de Roberto Cidade (PV) para presidir a Assembeia Legislativa do Amazonas tem impacto inverso daquele que vem sendo divulgado. No curto prazo, pode reduzir o poder da oposição e estabelecer um período inédito de trégua do Legislativo com o governo.

Não foi exatamente uma derrota do governo a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas na última quinta-feira.  Foi uma derrota do candidato preferido do governador Wilson Lima, o deputado Belarmino Lins. A vitória de Roberto Cidade foi só um “acidente” de percurso dentro do próprio grupo governista. Nada que não  possa ser recomposto nessa rede de interesses na qual o governador, por inexperiência,  erra frequentemente, mas ainda dá  as cartas.  

 Que a bancada governista cindiu, é verdade, mas teria sido tudo estudado e colocado em prática pelo próprio governador para desarmar a oposição ? Então não contou para a Joana Darc, que agora poderá ser levada para a fogueira.  

A eleição de Cidade  tem impacto inverso daquele que vem sendo divulgado.  No curto prazo - dependendo da ação direta do governador - pode reduzir o poder da oposição ao governo e estabelecer um período inédito de trégua com o Legislativo.

Isso é possível  pela rede política de arranjos  que facilita entendimentos e contempla   interesses de lado a lado.  E também  pela perspectiva de que o governador, embora no corner e levando  upper e ganchos duríssimos, poderá sobreviver a vários rounds, que em politica, ao contrário do boxe, não duram cinco minutos, mas anos…   

 

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.