Siga o Portal do Holanda
Procurar atendimento médico na rede pública de saúde  é uma opção de alto risco

Procurar atendimento médico na rede pública de saúde é uma opção de alto risco

Publicado

em

O caos na saúde do Amazonas não é um problema exclusivo do atual governo, mas é um problema para o governo atual resolver. 

 

Não é novidade que o setor de saúde vai mal, que o sistema é administrado de forma amadora, que há desperdício de recursos, desleixo de servidores, mortes de pacientes e uma crescente impaciência da sociedade que pressiona por mudanças  estruturais no setor.

Não é um problema criado pelo atual governo, mas é um problema para o governo atual resolver. E as soluções não estão em enviar pacientes para outros estados, mas profissionalizar a administração com capital humano adequado - menos médicos no comando da saúde e mais técnicos, empenhados na organização, otimizando recursos com controle da logística - que vai da  distribuição de medicamentos, lavandeira, alimentos ao  atendimento  de pacientes,  internamento, tratamento e alta.

É algo simples - controle da casa e dos gastos. E eficiência - que resultará na qualidade que se  espera de um serviço essencial, que custa caro ao contribuinte.

Não dá mais para assistir ao quadro atual - de crianças morrendo no hospital de maior referência da cidade - o Francisca Mendes - porque um equipamento de  anestesia quebrou. Que é isso ? Senão desleixo, desrespeito com a vida, falta de governança num setor que tem sido o calcanhar de Aquiles da administração atual.

O problema é certo , não foi criado pelo atual governo, mas não será resolvido culpando os governos anteriores, ou se estará fazendo o mais do mesmo.


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.