Siga o Portal do Holanda

Amazonas: os inimigos do Estado e o Gabinete de Crise

Publicado

em

O Governo do Amazonas encerrou o dia com dois inimigos marcando pontos: o crime organizado, que se vangloriava de ocupar territórios e anunciava a paz “verdadeira”.  E as fake news, que legitimavam a violência e  mexiam  com o emocional   dos cidadãos.  Mas nem tudo era noticia falsa. Tanto que o governo montou um gabinete de crise para tentar intervir  numa causa aparentemente perdida.

Coube ao coronel  Anézio Brito de Paiva, Secretário Executivo de Segurança, dar uma declaração  importante, que indica uma mudança de rumos na  estratégia do governo de encarar o problema do tráfico e os crimes dele derivados:  “não falamos em facção, mas em criminosos e como tal todos serão tratados.“

O coronel parece bem intencionado, mas não comanda a segurança. O titular da pasta já  deu declarações confusas sobre as “facções”, que extrapolam o bom senso.

O êxito do gabinete de crise vai depender de uma visão critica do problema e nenhuma suspeita de “compadrio com os criminosos”, como chegou a denunciar outro coronel a esta coluna.

Afinal, quem tem que ocupar território não e este ou aquele grupo criminoso, mas o Estado, com polícia, ação social, forte política de saúde, esporte e educação. Essa é a melhor receita para vencer o que o coronel Anézio chama de  “grupos de criminosos”.


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.