Compartilhe este texto

Mudança em tabuleiro político mexe com disputa eleitoral no Amazonas


Por Raimundo de Holanda

03/03/2018 19h07 — em
Bastidores da Política



Dois fatos, um fechado e outro a caminho de se consolidar devem mexer com o tabuleiro eleitoral no Amazonas este ano:

Primeiro: o PSB de Serafim Corrêa decidiu retornar à esquerda, e saiu da base de Alckmin, fortalecendo Márcio França para o governo paulista, podendo ‘conquistar’ Joaquim Barbosa para candidato ou apoiar Ciro Gomes à presidência.

Segundo : o PSDB do prefeito Arthur Neto começa a se ‘esfacelar’ em SP por causa do ‘acordo’ entre Alckmin e Dória, com o risco de o partido rejeitar a candidatura paulista.

No Amazonas, o reflexo ‘um’ fortaleceria o PSB para uma disputa majoritária ao governo. E o reflexo ‘dois’ deixaria Arthur fortalecido à vontade para se ‘desaposentar’ e sair candidato.

 FIRULA DO PR

O PR, que não tem ainda candidato a governador e nem deve lançar candidatura, fez ontem uma ‘firula’ descortês puxada pela claque do deputado Sabá Reis para o colega David Almeida, durante o encontro convocado por Alfredo Nascimento, que ficou constrangido com o ato.

@@@

No encontro de ontem o PR definiu Alfredo como candidato ao Senado e Marcelo Ramos a deputado federal e anunciou que terá 48 nomes disputando vagas à Assembleia Legislativa.

SEIS NA BRIGA

Acontecerá em 13 de março, no TJAM,  a definição da lista tríplice para escolha do nome que preencherá a vaga de juiz de direito  para o próximo biênio no TRE-AM. Disputam a vaga os advogados  Felipe dos Anjos Thury, Francisco Maciel do Nascimento, Giselle Falcone Medina Pascarelli Lopes, Maria Auxiliadora dos Santos Benigno, Rosely de Assis Fernandes e Vasco Macedo Vasques.

PRESIDENCIÁVEL EM MANAUS

Na corrida pré-eleitoral para suceder Michel Temer no Palácio do Planalto, o banqueiro João Amoedo realizará palestra em Manaus na próxima quarta-feira (7), no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

GANÂNCIA POLÍTICA

Para alguns deputados da bancada governista na Assembleia Legislativa, os policiais que lutam por promoções estão se deixando envolver pela “ganância política” de um grupo de parlamentares interessados apenas em manipular a categoria para objetivos eleitoreiros. “O governo promoveu 1.114 delegados, pagou o escalonamento da Polícia Civil, reajustou em 42% os salários peritos, legistas e odontologistas. Será que nada disso agrada ?”, indaga um deputado.

NÃO À GREVE

Segundo o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), Cássio Borges, os juízes amazonenses não participarão da greve nacional da categoria prevista para o dia 15 em favor do auxílio-moradia que será julgado dia 22 pelo colegiado do Supremo Tribunal Federal.

LEIS QUE ATRAPALHAM

O tempo da Lei das Filas (15 minutos para atendimento) pode chegar às casas lotéricas de Manaus, onde o atendimento chega a até mais de 45 minutos. Projeto de lei aprovado pela Assembleia estende o vigor da lei para os “correspondentes” bancários. Na prática, são leis que não funcionam e criam um cipoal de legislação inútil, que atrapalha  mais do ajuda  o cidadão.  

R$ 36O MILHÒES PARA OBRAS

O governador Amazonino Mendes já autorizou a licitação para a contratação de obras de recuperação do sistema viário de 46 municípios do interior. O valor global a ser investido pelo governo é de R$ 360 milhões e a CLG agiliza os processos das 15 primeiras cidades.

ENERGIA SOLAR

Uma linha de crédito específica na Afeam, para financiar projetos de energia solar, com taxas de juros e prazos diferenciados, foi sugerida ao governador Amazonino Mendes pelo deputado Luiz Castro. O Amazonas está muito atrás de estados do Nordeste que lideram essa corrida energética.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonino, Arthur, mdb

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.