Início Coluna do Holanda Inspeção do TCE em sistema da Sefaz não avança, 30 dias depois de instalada comissão
Coluna do Holanda

Inspeção do TCE em sistema da Sefaz não avança, 30 dias depois de instalada comissão

Coluna do Holanda
Por Coluna do Holanda
23/03/2018 às 02h14 — em Coluna do Holanda
Envie
Envie

A inspeção extraordinária do  Tribunal de Contas  no  sistema de Administração Financeira Integrada do governo do Amazonas não evoluiu, 30 dias após técnicos do tribunal se instalarem na Secretaria de Fazenda. A apuração rápida prometida pela conselheira Yara Lins  esbarra em dificuldades técnicas. O sistema foi colocado em xeque  pela Controladoria Geral da União, que considerou que o AFI é  manipulável, permitindo  movimentações bancárias suspeitas. 

Foi com base nesta conclusão que o Ministério Público Federal identificou desvios de dinheiro da saúde e denunciou   o ex-governador José Melo e ex-secretário de governo. 

Essa demora na conclusão da inspeção é ruim  porque as informações do AFI servem de base para as auditorias realizadas  pelo TCE,  e levanta a suspeita de que a corte de contas não está preparada nem é qualificada para analisar a validade do sistema. 

Uma auditoria independente poderia confirmar de forma confiável se o que a CGU diz é verdade ou a verdade é o que os técnicos da Sefaz dizem: que o  equivoco é da CGU e do  Ministério Público Federal. Por  enquanto prevalece a última versão, que é a base da operação maus caminhos que prendeu José melhor e quatro ex-secretários. 

É GREVE GERAL

Os professores da rede estadual decidiram ontem deflagrar greve geral da categoria por tempo indeterminado, exigindo do governo, entre outras coisas, 30% de reposição da perda salarial e mais 5% de aumento real, vale-alimentação e o repasse do Fundeb. O governo já concedeu quase todos esses benefícios, mas a opção pela greve é claramente política. 

ASPROM X SINTEAM

O movimento paredista dos professores é caracterizado pela disputa entre o Asprom-Sindical, de tendência oposicionista comandado por Lambert Melo, e o sindicato legal Sinteam, presidido por Marcus Libório.

@@@

Na mesa de negociação o governador Amazonino Mendes segue a legalidade, realizando as tratativas com o Sinteam, mas a maior parte dos professores segue a oposição.

DE OLHO EM SABÁ

Depois de conquistar David Almeida, o PSB de Serafim Corrêa agora troca figurinhas com o deputado Sabá Reis.

NOVA RODOVIÁRIA

Proposta de transformação do Aeroporto Eduardinho em um novo terminal rodoviário na cidade de Manaus será levada nos próximos dias à direção do Infraero pelos deputados estaduais. 

DRAMA DA ENERGIA

Emenda do deputado federal Pauderney Avelino (DEM) inclui a Amazonas Energia S/A entre as empresas a serem mantidas sob o controle da União, a exemplo da Eletronuclear e a Itaipu Binacional. Com a privatização do setor elétrico, o Governo Federal quer abocanhar R$ 12 bilhões.

CIDADE RELUTA

Apesar de toda a paparicação da cúpula nacional do Podemos, não é certa a permanência do deputado Orlando Cidade no partido. Convidado a disputar uma cadeira de deputado federal pelo próprio presidente nacional da sigla, senador paranaense Álvaro Dias, Cidade diz estar analisando o quadro com cuidado. “Vou decidir com bom senso”, afirma.

Coluna do Holanda

Coluna do Holanda

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.

Siga-nos no

Google News

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!