Compartilhe este texto

Dinheiro para turbinar a eleição de deputados


Por Raimundo de Holanda

02/11/2017 21h07 — em
Bastidores da Política



A Lei Orçamentária prevê que cada um dos 24 parlamentares do Amazonas  terá R$ 5 milhões para  investimentos em áreas prioritárias, como saúde e educação.  É o chamando orçamento  impositivo. Na prática, os deputados vão encontrar o  melhor jeito desse dinheiro, que sai do bolso do contribuinte, tonificar a campanha eleitoral do próximo ano.  

Uber ou Táxi? 

A pressão das empresas de apps conseguiu mobilizar a sociedade contra o PLC 28 que pretende aplicar regras bastante rígidas ao serviço de Uber no Brasil. Mesmo diante disto o Senado aprovou por 46 a 10 o texto-base que iguala o serviço ao táxi. Ou seja, na ótica dos senadores serviço bom é serviço caro.  Mas afinal, quem deve vencer essa batalha: Uber ou táxi? Esta definitivamente não é a pergunta certa. Afinal quem deveria ganhar com isto é o consumidor que espera um serviço de qualidade e com preço justo. Este era o momento para que taxistas do Brasil inteiro lutem contra a alta carga de taxas e tributos. Desta forma, ganhariam competitividade no preço. É importante que Uber e Táxis estejam disponíveis ao brasileiro. E o Congresso não pode inviabilizar nem um e nem outro pelo bem de todos. Escolheu inviabilizar os dois.

Bronca com o PT

Apesar de o deputado Sinésio Campos dizer o contrário, fontes petistas garantem não ser mais certa a visita de Lula ao Amazonas ainda este ano. O ex-presidente está com um pé atrás depois das escaramuças internas entre as correntes lideradas por Sinésio e o seu colega deputado José Ricardo Wendling. Lula está uma fera com os brigões. 

Próximo passo

Acertada a migração do TJ-AM, MP-AM,  ALE-AM e TCE-AM para novo regime previdenciário, o deputado Serafim Corrêa (PSB) sugere que o Amazonprev realize  de estudos para decidir sobre a necessidade de elevar a  contribuição de 11% para 14% por parte dos servidores públicos.

Arthur sem medo

Dizendo-se acostumado a desafios, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, afirma “não ter medo de cara feia” e vai encarar de peito aberto as prévias do PSDB para a disputa presidencial do próximo ano. Ele se diz pronto para enfrentar a dupla tucana de pesos pesados: o governador Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, João Doria.

Batalha em fevereiro

Arthur vê com bons olhos a transferência de novembro deste ano para fevereiro de 2018 a data da convenção do PSDB. Ele terá mais tempo para percorrer as capitais e explicar ás bases nacionais tucanas as suas ideias e propostas para o país.

A lista de Alfredo

Uma proposta feita por Alfredo Nascimento em 2015 obteve aprovação na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A proposta obriga as escolas particulares a divulgarem a lista de material escolar 60 dias antes do fim das matrículas. A proposta segue para a Comissão de Constituição e Justiça.

Reforço para a saúde

Eduardo Braga dá cada vez mais mostras de que a campanha encerrou no final de agosto e que o Amazonas tem que ser prioridade. O senador anunciou e comemorou a liberação de R$ 12 milhões que deverão ser investidos nos próximos meses na saúde do Amazonas. Os recursos deverão vir do Governo Federal.

Bolsonaro, a fraude

Em entrevista ao Portal do Holanda, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, se dirigindo aos jovens alertou que eles estão sendo enganados por Jair Bolsonaro, a quem chamou de fraude. Lembrou que já esteve na Câmara dos Deputados e que Bolsonaro nunca pediu um aparte dele, pois não sabe debater. “Ele prega uma ditadura que os militares não querem. Ele prega uma ditadura que não serve a ninguém”, afirmou. Homofóbico e facista foram outros adjetivos de Artur para descrever Bolsonaro.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, táxi, Uber

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.