Siga o Portal do Holanda

Chegou a hora de o governo acenar com um gesto de boa vontade com os professores

Publicado

em

O governo do Amazonas errou ao acionar a justiça para impedir o movimento dos professores, impor multas ao sindicato e descontar os dias parados. Nada disso impediu o crescimento de um movimento que agora afeta diretamente o Estado e ameaça o período de férias dos alunos.  O governo precisa tomar a iniciativa do diálogo. Pode  começar um processo de distensão dessa crise pagando os dias parados e chamando os professores para a mesa de negociação.

Os professores são cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e sabem, mais do que ninguém,  que a greve é um instrumento legal de pressão que pode ser utilizado de forma racional, mas não são radicais. Mais do que qualquer outra categoria tem buscado o diálogo e obtendo como resposta o silêncio. Curiosamente, quem radicaliza é o governo, que tem o papel de contemporizar, de conversar, de apontar caminhos, de pacificar e mediar conflitos. 

A hora  parece ser essa, mas a distensão tão almejada tem uma janela. É difícil imaginar que permaneça aberta por muito tempo. Se não houver diálogo agora é muito provável que essa greve se estenda por meses, comprometendo o ano escolar, os alunos e seus  pais que programavam viagens no período de férias, que geralmente ocorre entre junho e julho.

 

O Portal do Holanda não torce contra o governo nem aposta na radicalização do movimento grevista. Como todo mundo de bom senso acredita no diálogo como meio de resolver conflitos. E essa é a hora.

Os professores sempre  quiseram conversar e ouvir. Por que isso é tão difícil para o governo?


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.