Siga o Portal do Holanda
 Bolsonaro, um presidente com superpoderes

Bolsonaro, um presidente com superpoderes

Publicado

em

Jair Bolsonaro conseguiu concentrar poderes como nenhum outro presidente desde o fim do regime militar. Tem clara ascendência sobre o principal órgão de controle do País, a PGR. e amigos em cargos importantes na Polícia Federal. Não deve ser ideia de um presidente eleito pela maioria dos brasileiros, de forma democrática, transformar o Brasil em um Estado Policial, mas há indícios de que abriu-se uma porteira que conduz ao que menos se deseja: ataques a opositores, controle ideológico e perseguição política.

Com legitimidade reconhecida pelo STF de atuar nos atos de investigação criminal, a PGR- MPF não pode ser transformada em 'cabo de rede de xeréu'. É com as duas mãos que deve agir, com a independência funcional que a Constituição de 1988 garante a seus membros.

Em resumo, o MPF não serve ou não deveria servir a governos ou governantes, mas à sociedade. Todavia, os caminhos parecem invertidos - apesar da resistência de procuradores federais e de uns poucos que se arriscam a mostrar os rumos perigosos que a instituição está tomando.


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.