Siga o Portal do Holanda
Bolsonaro lança sombras sobre março

Bolsonaro lança sombras sobre março

Publicado

em

  • A questão é saber como março, um mês de histórico sombrio para a democracia, vai terminar. Provavelmente não será com uma nova Revolução, no dia 31, como sonha Bolsonaro, mas com um adiantado processo de enfraquecimento de seu caótico governo

Março nem começou e já parece explosivo, com manifestações programadas contra o Congresso, o Supremo e a reação  que a chancela  dos protestos pelo presidente gerou na sociedade - com respostas que vão incendiar as ruas. A questão  é saber como março, um mês  de histórico sombrio para a democracia, vai terminar. Provavelmente não será com uma nova Revolução, no dia 31, como sonha Bolsonaro, mas  com um adiantado processo de enfraquecimento de seu caótico  governo. E, ao contrario do que pretendiam generais que o assessoram, o chamamento ao ato contra o Congresso e o Supremo fez reacender  a chama  dos que sofreram para restabelecer a democracia, restaurando, com muito esforço  o sistema de freios e contrapesos, sem qual  o governante de plantão manda, açoita, elimina, prende, atenta  contra os direitos mais fundamentais do cidadão.

Digam o que queiram do Congresso Nacional, mas com todas as suas falhas é um dos poderes de Estado mais transparente. Não digam que só  há corruptos por lá. Digam que o Congresso espelha a sociedade. Tenham a coragem de admitir que lá se encontram representantes do povo.

Digam o que queiram do Supremo - que ministro falam demais, que se antecipam aos fatos que eles terão  que julgar, que a forma como  são escolhidos é política e que há quem mande neles - mas não digam que a Instituição  não é fundamental à democracia.

Digam que sem Executivo não há governo e, provavelmente, nem democracia.  Mas um presidente eleito pelo povo tem que respeitar  o povo, representado por senadores  e deputados no Congresso Nacional.

O problema é que o atual presidente não respeita ninguém.

É provável que março termine de três maneiras:

1 - Com o país em ebolição, com as manifestação de rua;

2 - Com  um novo golpe com apoio dos militares e da extrema direita, mas com o governo enfraquecido interna e externamente;

3 - com o início do processo de impedimento do presidente Bolsonaro, o que é mais provável. Que venha março!


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.