Maioria dos homicídios está relacionado ao tráfico de drogas, diz SSP-AM

Por Portal do Holanda

22/02/2016 22h31 — em Amazonas

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou nesta segunda-feira (22) uma análise das ocorrências criminais registradas neste final de semana e ainda o balanço da Operação Espectro, realizada em áreas da cidade consideradas de alto risco social.

De sexta-feira (19) até às 6h desta segunda, a SSP-AM registrou 14 homicídios, um caso a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 13 casos. Nesse período, foram registradas também 81 prisões em flagrantes em toda a capital, grande parte pelos crimes de tráfico de drogas, roubo e furto.

De acordo com a secretária-executiva-adjunta de Inteligência, Tamera Maciel, dos 14 assassinados, 10 tinham ficha criminal pelo crime de tráfico de drogas, alguns deles, também por homicídio. 

Operação Espectro

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou redução de 70% no número de ocorrências nas áreas dos bairros Jorge Teixeira e Novo Aleixo, na zona Leste, onde está sendo desencadeada a operação ‘Espectro de Segurança’.

A ação integrada conta com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito e órgãos municipais e tem o objetivo de aumentar o policiamento ostensivo e as ações de prevenção nas áreas consideradas de maior exposição de risco

De sexta-feira até a madrugada desta segunda-feira (22), 1.882 pessoas, 546 motocicletas e 437 carros foram abordados pelas equipes dos órgãos de segurança pública.

O Departamento de Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) apreendeu 72 veículos em situações irregulares, 117 autos de infrações foram gerados e destes, 54 devido os condutores estarem sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 19 por licenciamento em atraso; quatro condutores foram flagrados dirigindo alcoolizados nas áreas onde ocorreu a operação.

Durante os três dias de operação, o Corpo de Bombeiros notificou 19 estabelecimentos comerciais, destes 14 também foram interditados. Todos eles não possuíam o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVBC), que certifica que os locais atendem as exigências de segurança contra incêndio e em casos de pânico.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas