Compartilhe este texto

Tyson Gay e Asafa Powell fora do Mundial de atletismo por doping

Por Portal Do Holanda

15/07/2013 8h21 — em
Esportes




afp.com / Fabrice Coffrini

KINGSTON, Jamaica (AFP) - O Mundial de Atletismo, que será disputado entre 10 e 18 de agosto em Moscou, perdeu duas das suas maiores estrelas, os velocistas Tyson Gay e Asafa Powell, ambos flagrados em exames antidoping.

Os dois confirmaram neste domingo que seus exames deram positivo.

O primeiro foi Gay, dono da melhor marca no ano nos 100 metros (9.75). O americano de 30 anos agora espera a análise da amostra B. Não foi revelada a substância encontrada no exame, realizado depois de uma competição disputada no dia 16 de maio.

Ele explicou à imprensa americana que havia cometido um erro e tinha sido enganado por uma pessoa. Em algumas redes sociais, usuários revelaram que ele chorou muito ao receber a notícia.

Gay era considerado um dos maiores adversários do jamaicano Usain Bolt - o homem mais rápido do mundo - no Mundial de Moscou.

Dono de três títulos mundiais em 2007 (nos 100 m, 200 m e revezamento 4x100 m), o americano protagonizou uma das finais mais espetaculares da história dos 100 metros, no Mundial de Berlim-2009. Na ocasião, percorreu a distância em 9.69, segundo melhor tempo da história, e só foi superado por Bolt, que bateu o recorde mundial com incríveis 9.58.

Ele não participou do Mundial de Daegu-2011, na Coreia do Sul, por causa de uma lesão no quadril, e não conseguiu voltar ao seu melhor nível para os Jogos Olímpicos de Londres, ficando em quarto, a um centésimo no pódio.


afp.com / Franck Fife

"Gostamos da forma com a qual Tyson Gay reagiu à situação, anunciando de forma espontânea sua decisão de se retirar do Mundial", afirmou a Agência Americana Antidoping (Usada), que teria informado o atleta do controle positivo na última sexta-feira.

Pouco mais de três horas depois da revelação do americano, foi a vez de Powell - ex-recordista mundial dos 100 metros - confessar que também foi flagrado no exame antidoping.

"Confirmo que uma amostra que entreguei nas seletivas da Jamaica para o Mundial apresentou substância proibida", postou Powell na rede social Twitter.

"Foi encontrada uma substância chamada oxilofrina, que é proibida pelas autoridades, mas quero deixar claro para minha família, meus amigos e meus fãs que nunca tomei substâncias proibidas de propósito. Jamais fui trapaceiro".

"Minha equipe está fazendo um inquérito para avaliar como esse produto entrou no meu corpo. Estou completamente devastado com esta situação", acrescentou o atleta

Além de Powell, outros quatro atletas jamaicanos foram flagrados em exames antidoping durante as seletivas para o Mundial, inclusive Sherone Simpson, vice-campeã olímpica dos 100 m em Pequim-2008, que também reconheceu o fato neste domingo.

De acordo com o jornal britânico The Daily Telegraph, Nesta Carter, bicampeão olímpico do revezamento 4x100 m em 2008 e 2012 ao lado de Bolt, também faria parte deste grupo.

Powell, Carter e Simpson treinam juntos na equipe MVP Track Club, sob o comando do técnico Stephen Francis.

Na semana passada, Bolt - dono de seis medalhas de ouro nas últimas duas Olimpíadas - não se incomodou quando foi perguntado sobre doping antes de participar de uma competição na França e assegurou estar "limpo".

"Estou limpo, não tenho problema algum com isso. Podem fazer testes a qualquer momento do dia, mas por favor, evitem bater na minha porta às seis horas da manhã, como costuma acontecer", brincou o jamaicano. "Só não posso responder em nome dos outros", acrescentou.

 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: atletismo, Esportes

+ Esportes