Compartilhe este texto

'Vou matar muçulmanos', gritou homem após atropelar fiéis em Londres

Por Portal Do Holanda

19/06/2017 5h44 — em
Mundo


Foto: Victoria Jones

LONDRES — "Eu vou matar todos os muçulmanos", gritava um homem de 48 anos enquanto testemunhas o seguravam até a chegada da Polícia Metropolitana de Londres. Na madrugada desta segunda-feira, o motorista deixou um morto e dez feridos ao atropelar pedestres que deixavam uma mesquita no Norte da capital britânica. As autoridades confirmaram que tratam o episódio como ataque terrorista e que não há, até o momento, evidências de que o condutor tinha cúmplices.

Abdulrahman Saleh Alamoudi, um dos pedestres que ajudaram na contenção do terrorista e no conforto das vítimas, contou ao "Buzzfeed News" que uma van avançou contra ele e outras pessoas que deixavam a mesquita do Finsbury Park.

"Por sorte, eu escapei. Então esse homem saiu da van, e eu o peguei. Ele estava gritando, dizendo 'Vou matar todos os muçulmanos, fiz a minha parte', e desferindo socos", relatou a testemunha, que recebeu ajuda para jogar o suspeito no chão e imobilizá-lo.

Os pedestres precisaram segurar o motorista da van por mais de 30 minutos, até a chegada das viaturas policiais. Um líder religioso impediu que um grupo linchasse o motorista.

"Nós conseguimos colocá-lo no chão. Ele pedia: 'Me matem'. Eu garanti que nós não iríamos matá-lo e perguntei por que ele havia feito aquilo. Ele não respondeu", recordou Alamoudi.

Segundo o Conselho Muçulmano do Reino Unido, o veículo atropelou fiéis no Finsbury Park. Os muçulmanos comemoram neste mês o Ramadã, período no qual fazem jejum do amanhecer ao por do sol e rezam nas mesquitas até meia-noite.

Algumas ruas no entorno do local foram fechadas. A mesquita de Finsbury Park, perto do local do atropelamento, é onde o clérigo radical Abu Hamza pregava e já foi um centro conhecido por ter islamitas radicais, mas mudou completamente sob nova administração. O antigo imã Hamza foi sentenciado à prisão perpétua nos Estados Unidos depois de ter sido condenado por acusações ligadas a terrorismo.

No começo do mês, três terroristas ligados ao Estado Islâmico atropelaram pedestres com uma van e desferiram facadas em ataque que deixou oito mortos e mais de 50 feridos na região da London Bridge. Em 22 de março, outras cinco pessoas foram mortas depois que um radical islâmico avançou com o carro sobre a calçada da Ponte de Westminster.


 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: atentado em Londres, atropelamento, terrorismo, Mundo

+ Mundo