Siga o Portal do Holanda

Cura na Natureza

Aspargos protege o coração a pele e fortalece o sistema imunológico. Saiba mais

Publicado

em

Foto: Reprodução

Com 20 calorias a cada porção de 100 g e nutrientes como potássio, carboidratos, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio, ferro e magnésio em sua composição, o aspargo já dá uma ideia de que se trata de um alimento saudável.

Mas quais exatamente são as suas propriedades? E para que serve o alimento? Vamos descobrir abaixo junto com alguns dos benefícios do aspargo.

Propriedades do aspargo

A verdura é dotada de propriedades anti-inflamatórias, anticâncer, antioxidantes, diuréticas e drenantes. Na antiguidade, os aspargo também era conhecido por suas propriedades afrodisíacas.

Para que serve o vegetal?

Auxílio ao emagrecimento

Inserir alimentos poucos calóricos e ao mesmo tempo nutritivos como o aspargo na dieta é uma boa alternativa para quem deseja emagrecer. Isso porque eles oferecem parte dos nutrientes que o corpo necessita para funcionar corretamente e não causa o acúmulo de calorias.

Outra vantagem do vegetal é que ele é fonte de fibras, um nutriente que promove a sensação de saciedade ao organismo. Isso faz com que ele ajude a controlar o apetite e consumir uma quantidade controlada e mais baixa de calorias seja mais fácil.

Além disso, a vitamina K encontrada nos aspargos age como um diurético natural, promovendo a eliminação do excesso de líquido no corpo. Isso combate a retenção de líquido assim como a sensação de inchaço causada pela condição.

Saúde do coração

Suas vitaminas do complexo B ajudam a regular o aminoácido homocisteína, que quando é encontrado em altas doses, torna-se um fator de risco para o desenvolvimento de doenças no coração, conforme informou a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Os elevados níveis de antioxidantes, suas propriedades anti-inflamatórias e suas altas taxas de fibras também trazem benefícios do aspargo para auxiliar a prevenir as doenças do coração.

Além disso, seu aminoácido chamado asparagina ajuda a limpar o excesso de sal presente no organismo. Segundo o Portal Brasil, no Governo Federal, o exagero na ingestão de sal está associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Regulação dos níveis de açúcar no sangue

Para as pessoas que não sofrem com diabetes ou baixas taxas de açúcar no sangue e possuem índices saudáveis de glicose no sangue, o consumo de aspargo pode contribuir com o controle desses níveis, graças à presença da vitamina B6 em sua composição.

Antienvelhecimento

O antioxidante glutationa, encontrada nos aspargos, é conhecido por desacelerar o processo de envelhecimento. A informação é de um artigo do ano de 1998 do jornal The Lancet, uma publicação da área médica.

Ao lado da vitamina B12, a vitamina B9 – também chamada de folato ou ácido fólico – e que também está presente no vegetal, previne o declínio cognitivo.

Uma pesquisa da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, identificou que adultos que apresentavam níveis saudáveis de folato e vitamina B12, tiveram um desempenho melhor no que se refere à velocidade de reação e flexibilidade mental do que aqueles que tinham taxas menores das vitaminas.

Pele

Mais um dos benefícios do aspargo está relacionado à saúde da pele. Tudo por conta novamente do antioxidante glutationa: o componente colabora com a proteção da pele dos danos causados pelo sol e da poluição.

Saúde da gestação

O folato encontrado no alimento é fundamental para as mulheres grávidas. Isso porque a deficiência de folato logo nas primeiras etapas da gestação pode resultar em anomalias no tubo neural do recém-nascido.

O tubo neural é constituído por estruturas que dão origem ao eixo central do sistema nervoso, na cabeça e na coluna vertebral do feto. Seu desenvolvimento adequado é fundamental para que o sistema nervoso seja formado por completo.

Fortalecimento do sistema imunológico

O vegetal também é fonte de vitamina E, que além de proteger o corpo contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico. Existe a orientação de consumir os aspargos com azeite de oliva porque o corpo absorve melhor a vitamina E quando ela vem acompanhada de um pouco de gordura.

Vida sexual

Como vimos acima, o alimento possui propriedades afrodisíacas. Seu folato e sua vitamina B6 estimulam a excitação. Além disso, a vitamina E presente no aspargo estimula os hormônios sexuais de homens e mulheres.

Ressaca

Uma pesquisa de 2009 publicada no Journal of Food Science (Jornal de Ciência Alimentar, tradução livre), realizada com células cultivadas em laboratório, indicou que os minerais e aminoácidos encontrados no aspargo podem ajudar a aliviar a ressaca e proteger as células do fígado das toxinas presentes no álcool.

 

Omar é meu amigo ...

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.