Compartilhe este texto

Netflix e Embratur firmam parceria para atrair turistas pelo audiovisual brasileiro

Por Folha de São Paulo

30/05/2025 18h00 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Netflix e a Embratur, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, anunciaram uma parceria para potencializar o turismo a partir das produções audiovisuais brasileiras. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30) durante um painel na Rio2C.

Em reportagem publicada em abril, a Folha de S.Paulo já havia divulgado que uma série de negociações estavam sendo feitas entre a plataforma de streaming e o Ministério do Turismo, com o objetivo de atrair turistas a partir de personagens e cenários de produções nacionais.

Na época, o acordo ainda não havia sido finalizado e a Netflix também negociava um aporte para a construção de salas de cinema em instituições federais de ensino com o Ministério da Educação.

A novidade foi revelada na presença de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Mariana Polidorio, diretora de políticas públicas da Netflix, e da atriz Fernanda Souza, que apresenta o reality do streaming "Ilhados com a Sogra", que teve suas duas temporadas filmadas em praias de São Paulo e de Alagoas.

Entre as ações que serão realizadas, a parceria prevê a divulgação de um vídeo que associa o potencial turístico no Brasil a produções como "Cidade Invisível", gravada na floresta amazônica, e "Casamento às Cegas Brasil", produzidas em lugares como Amparo, em São Paulo, e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina.

Também foi anunciado um guia de viagem com roteiros turísticos baseados em títulos de sucesso da Netflix.

"O audiovisual é uma ferramenta poderosa, fundamental também para a promoção turística. Muitas pessoas decidem seus destinos de viagens incentivadas por algum filme ou série que assistiram. O conteúdo audiovisual e o talento brasileiro são reconhecidos pela qualidade, carregam a nossa identidade cultural e conquistam, cada vez mais, corações em todo o mundo. Essa parceria é uma forma de transformar a força das histórias brasileiras em conexões reais", diz Polidorio.

Segundo o anúncio feito pela plataforma, essa parceria promete marcar "um passo importante na articulação entre cultura, turismo e desenvolvimento econômico".


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura