Compartilhe este texto

Morre apresentadora Deborah James, que arrecadou milhões contra câncer

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

28/06/2022 20h06 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A jornalista Deborah James, 40, apresentadora do podcast You, Me and the Big C, da BBC, morreu nesta terça-feira (28), no Reino Unido. Ela estava recebendo cuidados de fim de vida para câncer de intestino em casa e arrecadou milhões para ajudar outras pessoas afetadas pelo câncer.

A apresentadora do podcast, que discutia a vida das pessoas com câncer, recebeu um título de dama em maio em reconhecimento por sua arrecadação de fundos. Mãe de dois filhos, ela foi diagnosticada com câncer de intestino em 2016. Sua família a descreveu como "incrível" e uma "inspiração".

A família anunciou a morte da apresentadora em sua página no Instagram. "Estamos profundamente tristes em anunciar a morte de Deborah James, a mais incrível esposa, filha, irmã, mãe. Ela faleceu pacificamente cercada por sua família", dizia o post.

Deborah compartilhou sua experiência de câncer ao mundo para aumentar a conscientização, quebrar barreiras, desafiar tabus e mudar a conversa sobre o câncer. "Mesmo em seus momentos mais desafiadores, sua determinação em arrecadar dinheiro e conscientização foi inspiradora", disse a família.

No dia 10 de maio, ela fez uma comovente despedida no Instagram para falar que não sabia quanto tempo de vida lhe restava, depois de seis anos em tratamento de câncer de intestino. "Meu corpo simplesmente não pode mais continuar", disse.

"Ninguém sabe quanto tempo me resta, mas não sou capaz de andar, estou dormindo a maior parte dos dias, e a maioria das coisas que eu dava como certas são sonhos distantes", disse ela.

"sei que buscamos todas as possibilidades. Mas mesmo com todos os tratamentos inovadores contra o câncer no mundo ou mesmo se houver uma nova descoberta mágica, meu corpo simplesmente não consegue mais continuar."

Na época, ele lançou o fundo Bowelbabe --batizado com o nome da conta dela no Instagram-- para financiar pesquisas sobre medicina personalizada para pacientes com câncer e para apoiar campanhas de conscientização sobre o câncer de intestino. Ela arrecadou mais de 3 milhões de libras (mais de R$ 20 milhões) em doações.

O príncipe William e sua esposa, a duquesa de Cambridge, Catherine (Kate), estão entre os doadores. "Obrigado por dar esperança a tantos que vivem com câncer", escreveram William e Kate em uma mensagem no Twitter.

O casal disse que os "esforços incansáveis" da apresentadora para conscientizar as pessoas sobre o câncer é "inspirador".

"De vez em quando, alguém captura o coração da nação com seu entusiasmo pela vida e desejo tenaz de retribuir à sociedade. Bowelbabe uma dessas pessoas especiais", escreveram eles, em referência à conta de Deborah James no Instagram.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura