Manaus/AM - A limitação de um ou mais sentidos não deve limitar a apreciação da arte. Partindo dessa ideia, a exposição “Pinacoteca 50 Anos – Diálogos de Gerações”, que inaugura nesta sexta-feira (4), às 19h, na Galeria Manoel Santiago do Palacete Provincial do Amazonas, no Centro, será a primeira a oferecer serviços acessíveis com a identificação de obras de arte em braille para os visitantes com deficiência visual.
A mostra comemorativa, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, com apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), abrange diferentes estilos e vertentes das Artes Visuais no Amazonas, reunindo 74 obras de 28 artistas, doadas à Pinacoteca do Estado por ocasião do cinquentenário da instituição, em 2015.
Os serviços acessíveis oferecidos na exposição incluem a impressão em tinta e em braille no catálogo e nas etiquetas de identificação de cada obra, permitindo a leitura tátil por pessoas com deficiência visual.
A mostra oferece também audiodescrição com o uso de canetas pen top: por meio de fones de ouvido acoplados ao equipamento e com o auxílio de guias, os visitantes poderão ouvir descrições de cada uma das peças em exibição enquanto passeiam pela galeria.
Mostra comemorativa – “Pinacoteca 50 Anos – Diálogos de Gerações” reúne pinturas, desenhos, esculturas e peças em técnicas mistas, produzidas por Amanda Navarro, Chiquinho D’Almeida, Cristóvão Coutinho, Edgar Alecrim, Eliomar Rodrigues, Evanil Maciel, Fernando Jr., Ignácio Evangelista, Iva Tai, Jair Jacqmont, Jandr Reis, Jesús Portillo, Lígia Barros, Lorena Souza, Lula Sampaio, MAAM, Márcio Matias, Marcos Adolfs, Mario de Paula, Michelle Lins, Nelson Falcão, Noleto, Rodney Marques, Samantha Karlia, Sebastião Alves, Sergio Cardoso, Turenko Beça e Zeca Nazaré. Todas as obras foram doadas à Pinacoteca por ocasião dos 50 anos da instituição, completados em 2015.
Produção artística – A exposição “Pinacoteca 50 Anos – Diálogos de Gerações” reúne uma ampla diversidade de temas, estilos e técnicas em seu acervo. Aí se incluem desde a pintura tradicional, da qual são exemplos “Modelo vivo”, de Samantha Karlia, e “Grafite amazônico nº 2”, de Jandr Reis, até as pinturas digitais de Fernando Jr., entre elas “Academia de Letras”, passando pelas composições digitais da série “Indi Pop Pocket”, de Cristóvão Coutinho. A mostra traz ainda peças com materiais diferenciados, caso da “Máscara” de Turenko Beça, produzida em técnica mista com couro de peixe.
A exposição reúne criações de diferentes épocas, com destaque para a obra de Jair Jacqmont, que pode ser acompanhada em diferentes momentos, desde a “Chuva no Rio Amazonas”, de 1980, até uma série multicolorida de telas reproduzindo a cúpula do Teatro Amazonas, de 2014. Telas de Jair dos anos 1990 também integram o acervo da mostra, a exemplo de “Homem com planta” (1993) e “Três banhistas” (1999).
Das gerações mais atuais do circuito amazonense de artes, a mostra inclui obras de nomes como Iva Tai, artista visual parintinense que aparece com as telas “Eu SER Água” e “Araruama”. Outro é Nelson Falcão, natural de Manaus, incluído na exibição com a tela em técnica mista “Eudaemon”.
A exposição “Pinacoteca 50 Anos – Diálogos de Gerações” ficará em cartaz até o dia 30 de dezembro de 2017, com visitação gratuita de terça a sábado, das 9h às 14h




Aviso