Compartilhe este texto

Exposição grátis reúne 16 obras de Tarsila do Amaral no Palácio dos Bandeirantes, em SP

Por Folha de São Paulo

10/11/2025 23h15 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Dezesseis obras de Tarsila do Amaral estão expostas para visitação gratuita no Palácio dos Bandeirantes, edifício-sede do Governo do Estado de São Paulo, até 26 de janeiro.

A exposição chamada "São Paulo - Paris: A Descoberta de Tarsila do Amaral" reúne 16 pinturas -13 quadros e 3 gravuras- que marcaram a trajetória da artista modernista entre as duas cidades no período entre 1910 e 1960.

Há, por exemplo, "Retrato de Mário de Andrade", obra de 1922. Também estão na mostra as conhecidas "Autrorretrato I", de 1924 e "Operários", de 1933.

A exposição evidencia a linguagem da artista modernista e destaca as influências de São Paulo e de Paris em suas pinturas -entre elementos como cores, formas, temas e referências a movimentos artísticos.

As obras expostas pertencem ao governo do estado. Seis delas foram emprestadas para exposições recentes em Paris, na França , e em Bilbao, na Espanha.

Todas as visitas à exposição são guiadas pela equipe do setor educativo do Acervo dos Palácios, departamento museológico da Casa Civil responsável por gerir as coleções artísticas e históricas dos palácios governamentais de São Paulo. Os guias explicam o histórico das obras durante o tour.

É a primeira vez que o governo reúne todas as obras que possui de Tarsila em seu edifício-sede. A exposição ocupa o Salão dos Pratos, recentemente restaurado.

A curadoria da exposição é de Rachel Vallego, também responsável pela atual gestão do Acervo dos Palácios.

Para visitar a mostra, é preciso realizar agendamento com 48 horas de antecedência pelo site acervo.sp.gov.br/agendamento/agendar. Visitas individuais acontecem de segunda a sexta.

Aos sábados, o Palácio dos Bandeirantes recebe apenas visitas em grupo das 10h às 12h --é preciso consultar a disponibilidade pelo site.

Devido à demanda de público, o governo anunciou a abertura de sessões extras às 11h nos sábados 29 de novembro, 13 e 20 de dezembro, além de 10 e 24 de janeiro de 2026.

São Paulo - Paris: a Descoberta de Tarsila do Amaral

Palácio dos Bandeirantes - av. Morumbi, 4.500, Morumbi, região sul. Até 25/1/2026. Seg. a sex., das 10h às 16h. Sáb., horários sob consulta. Grátis, com necessidade de agendamento prévio em acervo.sp.gov.br/agendamento/agendar


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura