De quadrado amoroso a assédio, relembre polêmicas da 20ª edição do BBB

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

21/01/2021 14h35 — em Arte e Cultura

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma das marcas registradas do Big Brother Brasil (Globo) são as suas polêmicas, que vão muito além das discussões rotineiras da casa. A 20ª edição, que reuniu participantes famosos e anônimos, teve episódios que elevaram a audiência do reality e o fez bater recordes de votação.

Enquanto não estreia o BBB 21, previsto para 25 de janeiro, relembre as principais polêmicas que marcaram o programa no ano passado.

EMPURRÃO DE PETRIX EM PYONG NO 1º BIG FONE - O primeiro Big Fone do BBB 20 tocou no dia 1º de fevereiro de 2020, e gerou já a primeira polêmica. O ginasta Petrix correu para atender e, no caminho, empurrou Pyong Lee, o que levou o público a pedir VAR (árbitro assistente de vídeo no futebol) para verificar conduta do participante.

O Big Fone deu o poder a Petrix de indicar algum dos confinados ao paredão, ao que o atleta respondeu o nome de Pyong Lee. O Globoplay, serviço de streaming da empresa, chegou a fazer uma postagem na rede social brincando com o ocorrido e, em seguida, apagou. O empurrão não foi considerado agressão, e o ginasta não foi expulso do reality.



TESTE DE FIDELIDADE - "Teste de Fidelidade" foi um episódio em que alguns homens da casa traçaram uma estratégia de jogo que consistia em seduzir Mari Gonzalez para que ela se "queimasse" com o público, já que a influenciadora namora. Hadson disse que os homens da casa estavam usando Lucas "para distrair, para que as mulheres cedam, as que são casadas lá fora".

Ao ouvir o plano, Marcela disparou que não concordava com essa estratégia de jogo e não compactuaria com ela. Junto a Gizelly, ela foi contar o que ouviu para Mari e as demais mulheres da casa, que se juntaram em um quarto para debater o assunto. Em seguida, todas foram tirar satisfação com Hadson na área externa da casa, o que gerou uma das cenas mais comentadas do BBB 20, que parecia demonstrar que as sisters estavam se reunindo contra os brothers -com exceção de Pyong, Babu e Vitor Hugo.



ASSÉDIOS DE PETRIX - No início de fevereiro, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, entregou ao jurídico da Globo uma intimação para ouvir o ginasta Petrix, que foi acusado de assédio por seu comportamento com Bianca Andrade (Boca Rosa) e Flayslane. No Twitter, internautas chegaram a pedir a expulsão do ginasta, e a direção do BBB 20 decidiu dar uma advertência ao participante dentro do confessionário, em cena não exibida ao público.



BRIGA DE FLAYSLANE E THELMA - Depois de um jogo da discórdia no dia 23 de março, uma briga tomou conta da casa. Thelma e Flay foram tirar satisfação uma com a outra, aos gritos. "Você foi a primeira a fazer escândalo contra os meninos e se juntou a eles. Depois quis ficar do lado da Marcela quando o Daniel e a Ivy chegaram", disparou Thelma.

Flay se defendeu batendo no peito e dizendo que nunca mudou de lado. E que sairá de cabeça erguida caso isso aconteça. Ela disse que deu a chance de os meninos mostrarem quem eles eram antes de julgar cada um. Também chamou a adversária de "planta" em algumas ocasiões. A briga entre Flayslane e Thelma durou alguns dias, e elas acabaram indicando uma a outra várias vezes ao paredão -resultando na frase icônica de Thelma: "Planta não volta de paredão".



BRIGA DE RAFA KALIMANN E FLAYSLANE, QUE VIROU MEME - Após a formação do paredão no dia 5 de abril, Flayslane e Manu travaram uma pequena discussão, que Rafa Kalimann fez questão de entrar. Foi neste momento que surgiu um dos principais memes da edição. Depois de trocarem algumas farpas, Rafa disparou para Flay: "Não gosto de você. Não sinto verdade em você. Acho você, sim, incoerente, você está onde te convém. Em todos os seus jeitos, falas, posicionamento e etc. Acho você uma falsa, acho você extremamente sem educação, extremamente grossa com as pessoas, extremamente soberba. Então, se você quer saber porque eu não defendi outras pessoas do meu grupo, é porque elas não chegam nem isso aqui de você".

A fala tornou-se motivo de brincadeira nas redes sociais, e chegou a ser traduzida em inglês e espanhol, além de servir de base para dezenas de memes e poder ser dublada por qualquer usuário na rede social Tik Tok.



VICTOR HUGO + GABI + GUILHERME E... BIANCA - O casal Gabi Martins e Guilherme protagonizou algumas das maiores polêmicas da casa, mas não pelo romance, e sim pela interferência de outros brothers. Logo no início do reality, internautas apontaram uma aproximação de Bianca e Guilherme. Abraços, carinhos e até mesmo uma tentativa de beijo por parte de Bianca deixaram Gabi enciumada.

Victor Hugo também acabou sendo "parte" do casal após revelar sentimentos afetuosos por Guilherme, e outros brothers brincavam que os dois e Gabi formavam um triângulo amoroso. Apesar do clima de brincadeira, Victor não foi correspondido por Gui.



CASO DE ESTUPRO E RECORDE DE VOTAÇÃO - Três acusações de estupro e tentativa de estupro movidas contra o arquiteto Felipe Prior vieram à tona dias após ele ser eliminado do programa. Apesar de o brother já ter deixado a competição, elas e acabaram por tornar Prior um dos principais vilões da temporada. Após as investigações, o arquiteto acabou não sendo indiciado, mas foi acusado pelo Ministério Público.

Apesar do peso das acusações, Prior já dividia o público antes delas, por ter pertencido ao grupo de Hadson e Lucas no início do programa. Com isso, ele foi eliminado em um paredão recorde contra Manu Gavassi e Mari Gonzalez, que teve mais de 1,5 bilhão de votos e mobilizou até torcidas de futebol e celebridades -colocando em lados opostos o ex-casal Neymar e Bruna Marquezine. Felipe Prior saiu com 56,73% dos votos, contra 42,51% de Manu Gavassi e 0,76% para Mari.



OS PAREDÕES DE BABU - Um dos favoritos dessa edição, Babu Santana foi o competidor a ir mais vezes ao paredão na história do BBB. O participante esteve na berlinda dez vezes, perdendo na última para Thelma e Rafa Kalimann. Como forma de empatia, Babu recebeu prêmios tanto dos participantes (por meio das roletas da Americanas) quanto de marcas. Quem se queimou aos olhos do público foi Ivy, que votou repetidas vezes no ator para o paredão, mesmo sem ter tido uma briga com ele.



RATO GENILSON - Apesar de não ser exatamente uma polêmica entre os participantes, o rato Genilson movimentou as redes sociais no final da edição, quando vários internautas compartilharam vídeos em que um suposto rato aparece ao lado de uma lata de lixo e em um armário de mantimentos da cozinha. Na web, o ratinho ganhou o nome de Genilson e um perfil no Intagram, que chegou a ter mais seguidores do que alguns participantes.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Arte e Cultura